COMENTÁRIO: Penafiel e Benfica B empataram num jogo intenso
O Benfica B adiantou-se no marcador por Anthony Cartes, aos 20 minutos, mas Kalaica, aos 32, marcou na própria baliza e restabeleceu a igualdade, fixando um resultado que serviu menos os interesses do Penafiel, envolvido na luta pela subida.
O Penafiel deu a iniciativa e os 'encarnados', apenas condicionados no meio campo contrário, aproveitaram a qualidade técnica dos seus jogadores para se acercarem algumas vezes com perigo da baliza de Ivo Gonçalves.
Vencida a zona de pressão, os três elementos do ataque, apoiados mais de perto por Gedson Fernandes e Keaton Parks, conseguiam ficar de frente para os adversários e levavam vantagem no confronto individual, valendo aos locais a falta de pontaria de Carter.
Aos 13 minutos, o avançado australiano que o Benfica contratou em janeiro ao Trofense correspondeu na pequena área a um centro da direita, mas cabeceou por cima da baliza, com o guarda-redes Ivo Gonçalves já fora do lance.
Nesta fase, o Penafiel apenas conseguia ter bola longe da baliza contrária e as transições eram quase sempre anuladas pelos 'encarnados', que chegariam à vantagem seis minutos volvidos.
Carter, que se estreou a marcar com a camisola do Benfica, recuperou a bola perto da área do Penafiel, venceu a oposição de um adversário e rematou colocado, inaugurando o marcador.
Os locais esboçaram imediata reação, mas sem o melhor discernimento, conseguindo com alguma felicidade repor a igualdade aos 32 minutos, por Kalaica, na própria baliza.
O Penafiel ganhou novo ânimo com este lance e acabou a primeira parte por cima do jogo, desperdiçando duas soberanas oportunidades para dar a volta ao resultado e ganhar vantagem no marcador, mas Ludovic e Fábio Abreu, este último isolado, não conseguiram bater Ivan Zlobin.
A tendência de jogo manteve-se no segundo tempo, com os locais a terem mais iniciativa e a arriscarem mais no ataque, abrindo espaços ao contra-ataque do Benfica B, com Heri em plano de evidência.
O extremo 'encarnado' ficou perto do golo aos 49 e 54 minutos, em dois lances em que fez valer a sua velocidade, nos derradeiros lances de perigo do Benfica até ao final.
Mesmo sem um domínio avassalador, o Penafiel dominava e também podia ter marcado, por Ludovic e Fábio Abreu, que chegou mesmo a colocar a bola na baliza por duas vezes, mas os lances foram anulados por alegada posição irregular do avançado.
Na classificação, o Penafiel é terceiro, com 54 pontos, conseguindo ganhar pontos ao Arouca (quarto) e Santa Clara (segundo), derrotados na jornada de hoje, enquanto o tranquilo Benfica B é 13.º, com 42.
Jogo no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel - Benfica B, 1-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Anthony Carter, 20 minutos.
1-1, Kalaica, 32 (própria baliza).
Equipas:
- Penafiel: Ivo Gonçalves, Kalindi, Luís Pedro, Diouf, Daniel Martins (Márcio, 90), Romeu Ribeiro, Vasco Braga, Ludovic (Hélio, 86), Gustavo, Gleison e Fábio Abreu.
(Suplentes: Tiago Rocha, Paulo Bessa, Luís Dias, Hélio, César, Danilo e Márcio).
Treinador: Armando Evangelista.
- Benfica B: Ivan Zlobin, Alex Pinto (Simón Ramírez,, 81), Kalaica, Ferro, Pedro Amaral, Florentino Luís, Gedson Fernandes, Keaton Parks, Heriberto, Anthony Carter (Daniel dos Anjos, 73) e Willock (Diogo Mendes, 83).
(Suplentes: Fábio Duarte, Hélder Baldé, Simón Ramírez, Martin Chrien, Diogo Mendes, Mesaque Dju e Daniel dos Anjos).
Treinador: Hélder Cristóvão.
Árbitro: Rui Costa (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luís Pedro (29), Kalaica (61), Vasco Braga (72), Gedson Fernandes (82) e Diouf (90).
Assistência: 1.581 espetadores.