COMENTÁRIO: Gil Vicente estreou-se com vitória em casa do FC Porto B
Rui Miguel, de grande penalidade, e James Igbekeme marcaram para os gilistas, enquanto Fede Varela ainda empatou para os 'dragões'.
Os 'bês' portistas ganharam um canto logo nos segundos iniciais e deram, assim, a sensação de que iriam tomar conta do jogo, mas foi ilusão porque o Gil Vicente reagiu depressa e com firmeza.
Os gilistas forçaram o guarda-redes Diogo Costa a cometer falta fora da área, punida com cartão amarelo, aos quatro minutos e aos sete ganharam uma grande penalidade, que Rui Miguel converteu no primeiro golo.
O FC Porto, com um onze inicial composto, na sua maioria, por jogadores com idades entre os 19 e os 21 anos, procurou responder e libertar-se da pressão alta a que foi submetida e empatou por Fede Varela, num lance em que o grande mérito foi de Galeno, que bateu em velocidade um defesa adversário e serviu bem o médio argentino.
O golo moralizou os locais e mexeu com o Gil Vicente, que passou então a sentir crescentes dificuldades para conter o caudal ofensivo dos 'dragões' e sair para o ataque.
Quando parecia que o FC Porto estava mais perto do golo, o nigeriano James Igbekeme aproveitou um desvio subtil de Rui Miguel, de cabeça, adiantou-se ao seu marcador e fez o 2-1 para o Gil Vicente.
A segunda parte foi menos interessante, porque o Gil Vicente procurou sobretudo controlar o jogo, o que conseguiu, e o FC Porto mostrou-se incapaz de incomodar o guarda-redes Rui Sacramento.
A melhor ocasião de golo, aliás, foi da equipa de Barcelos, e teve Vítor Tormena como grande protagonista, sendo que o melhor que os portistas conseguiram nesse período foram dois livres (75 e 82), que não criaram qualquer perigo para a baliza gilista.
Jogo no Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia
FC Porto B - Gil Vicente, 1-2.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
0-1, Rui Miguel, 07 minutos (grande penalidade)
1-1, Fede Varela, 25.
1-2, James Igbekeme, 37.
Equipas:
- FC Porto B: Diogo Costa, Musa Yahaya (Ruben Macedo, 88), Bidi, Jorge, Luís Mata, Rui Pires (Luizão, 59), Fede Varela, Rui Moreira, Galeno, Bruno Costa e André Pereira (Toni Djim, 74).
(Suplentes: Ricardo Silva, Oleg Reabciuk, Tony Djim, Luizão, Diogo Queirós, Madi e Ruben Macedo)
Treinador: António Folha.
- Gil Vicente: Rui Sacramento, Ricardinho, Sandro, Vítor Tormena, Luís Tinoco, Jumisse, André Fontes (Miguel Abreu, 67), Jonathan (Luiz Eduardo, 89), Alioune Fall, Rui Miguel, James Igbekeme (Henrique, 90+2).
(Suplentes: Júlio Neiva, Luiz Eduardo, Miguel Abreu, João Pedro, Camara, Henrique e Tiger).
Treinador: Jorge Casquilha.
Árbitro: António Nobre (Leiria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo Costa (04) e Rui Miguel (38).
Assistência: 668 espetadores.