Comemorando o Dia de África

Publicado a
Atualizado a

Hoje, celebramos com entusiasmo o Dia de África no continente e na Turquia.

Recordamos com apreço o momento em que as nações africanas se reuniram sob um único tecto no dia 25 de Maio de 1963. Este dia significa uma árdua jornada pela independência e liberdade, e uma consciência comum baseada na solidariedade e unidade do continente. A história de sucesso alcançada nas décadas seguintes com este espírito, através dos esforços de líderes africanos poderosos e aclamados, atesta o futuro brilhante do continente.

Apesar das injustiças históricas durante os tempos coloniais, a apatia global em relação aos desastres naturais e à fome, e interferências externas inaceitáveis, a força das nações africanas para enfrentar esses enormes desafios é notável. Com a sua população jovem e dinâmica, vastos recursos, cultura e história ricas e profundamente enraizadas, o continente Africano promete um enorme potencial para um mundo mais justo, mais equitativo e melhor no século XXI. África significa esperança e somos parceiros nesta jornada.

A Turquia está numa posição privilegiada. Nos últimos 20 anos, a Turquia tornou-se um "centro africano" na sua região com o seu número sempre crescente de representações diplomáticas africanas juntamente com a sua dinâmica diáspora africana composta por estudantes, empresários e turistas. As nossas 44 embaixadas no continente, assim como 37 embaixadas africanas em Ancara, tornam o Dia de África ainda mais significativo para nós.

As nações africanas vêem-nos como um parceiro confiável e um amigo próximo. É um prazer para nós acolher, em Ancara, todos os meses, interlocutores africanos, muitas vezes líderes africanos. O Presidente Erdoğan ocupa o primeiro lugar em termos de número de visitas a África.

A Turkish Airlines continua a ligar África ao resto do mundo, e, recuperando dos efeitos da pandemia, voa atualmente para 44 destinos em 35 países africanos. A presença de estudantes africanos em universidades por toda a Turquia está sempre a aumentar, graças a centenas de bolsas de estudo da Turquia concedidas anualmente. Até agora, a Turquia concedeu mais de 15 mil bolsas de estudo a estudantes africanos.

Como parceiro estratégico da União Africana (UA), organizámos conjuntamente três Cimeiras da Parceria Turquia-África em 2008, 2014 e 2021. A Terceira Cimeira de Parceria realizou-se sob o tema "Parceria Reforçada para o Desenvolvimento Comum e Prosperidade", de 16 a 18 de Dezembro de 2021, em Istambul, com a participação de 38 países africanos. Estamos agora entusiasmadamente a implementar as decisões aprovadas na Cimeira em estreita cooperação com todos os nossos amigos africanos, de forma a levar as nossas relações com o continente a um nível totalmente novo e elevado. Pretendemos agora beneficiar mutuamente da nossa crescente colaboração com a UA e organizações regionais africanas noutras plataformas internacionais, tais como a ONU e a OCI.

A Turquia, também ao acolher o Banco de Tecnologia da ONU, orgulha-se de ser um importante parceiro de desenvolvimento para os Países Menos Desenvolvidos (PMD) na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os países africanos têm muito a beneficiar dos serviços do Banco na construção e reforço da sua capacidade tecnológica e de inovação.

A nossa visão compartilhada em questões globais também desempenha um papel importante no avanço das relações entre a Turquia e África. Neste contexto, a Turquia partilha as mesmas expectativas básicas para a ordem global sobre multilateralismo efetivo e reforma estrutural da ONU, há muito defendidas pelos países africanos. A este respeito, as injustiças históricas em relação ao continente precisam de ser abordadas, incluindo o reforço da representação dos países africanos no Conselho de Segurança da ONU.

É uma responsabilidade coletiva trabalhar para a manutenção de uma África pacífica, estável e segura. Para este fim, como país que há muito sofre com o terrorismo, estamos comprometidos em fortalecer a nossa cooperação com a UA para combater e eliminar todas as formas e demonstrações de terrorismo, extremismo violento e radicalização, tal como anunciado na Declaração Conjunta da Terceira Cimeira.

A nossa cooperação económica com as nações africanas está a aumentar cada vez mais. Até ao final de 2021, o nosso volume de trocas comerciais atingiu os 34,5 mil milhões de dólares, aumentando seis vezes nas últimas duas décadas. O Memorando de Entendimento sobre Cooperação que assinámos com o Secretariado da Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA) aumentará ainda mais este volume. O nosso objetivo, no entanto, está além do comércio. A Turquia tem apoiado e continuará a apoiar os seus amigos africanos na sua demanda por um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável e de prosperidade baseada numa parceria igualitária e no respeito mútuo. Por conseguinte, sublinhamos o nosso princípio vantajoso para ambas as partes em todas as ocasiões.

Aplaudimos as políticas e programas robustos e inovadores introduzidos pela União Africana para acelerar o desenvolvimento do continente. A Agenda 2063 é o principal programa que pode desencadear o potencial do continente e trazer esperança e prosperidade a todos, o qual nós apoiamos de todo o coração. O nosso Governo e órgãos oficiais têm realizado esforços alinhados com a Agenda 2063. A Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TIKA), através dos seus 22 representantes em todo o continente, e a Agência Nacional de Assistência a Desastres (AFAD), bem como o Crescente Vermelho Turco, lideraram projetos de desenvolvimento sustentável no valor de milhões de dólares e em auxílios em géneros na África Subsaariana. Os Centros de Cultura Turca Yunus Emre servem em 7 países africanos e a Fundação Maarif continua a fornecer serviços educacionais em 25 países africanos com 191 instituições.

Mesmo durante os tempos mais turbulentos, a Turquia continuou a mostrar solidariedade com o continente. Apoiámos os nossos amigos africanos durante a pandemia, incluindo através de doações de vacinas.

Devido às nossas centenárias relações históricas, culturais e humanas, continuaremos a estar em unidade e solidariedade com os países africanos como parceiros fortes.

Feliz Dia de África para todos!

Ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Turquia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt