Comediante Bill Cosby vai ser julgado por abuso sexual

Bill Cosby, que já foi um dos comediantes mais admirados dos EUA, foi acusado de abuso sexual por mais de 50 mulheres
Publicado a
Atualizado a

Um tribunal do estado norte-americano da Pensilvânia decidiu que o ator e comediante Bill Cosby deverá ser julgado por abuso sexual. Esta terça-feira, a juíza concluiu que existem provas suficientes para um julgamento acerca das acusações de que Cosby abusou sexualmente de uma mulher em 2004 após a ter drogado.

A decisão chegou no final de uma audiência preliminar a que Cosby, de 78 anos, compareceu. Testemunhas falaram de declarações dadas à polícia por Cosby e pela alegada vítima, Andrea Constand, em 2005 sobre o incidente.

Andrea Constand é a única mulher cujas acusações contra Bill Cosby resultaram numa acusação. Em 2005, contou um antigo detetive da polícia em tribunal, Constand disse à polícia que tinha ficado "paralisada" por drogas que o ator e comediante lhe dera, e que foi abusada sexualmente por Cosby quando as drogas fizeram efeito.

O antigo detetive lia uma transcrição da entrevista de Andrea Constand com a polícia em janeiro de 2005, na qual Constand afirmou que Cosby lhe tinha dado comprimidos para "descontrair". Constand tomou os comprimidos com um gole de vinho, disse ao ator que confiava nele, e menos de uma hora depois estava a ser abusada sexualmente por Cosby, paralisada pelas drogas que ele lhe dera, segundo o seu depoimento de 2005.

O depoimento de Bill Cosby no mesmo ano, à polícia de Cheltenham, na Pensilvânia, também foi lido em tribunal pelo chefe da polícia local, John Norris. Cosby admitiu ter dado a Constand um comprimido e meio de um anti-histamínico para a relaxar. Cosby disse ainda que Constand nunca lhe disse para parar e estava totalmente consciente.

Bill Cosby, que já foi um dos mais adorados atores dos Estados Unidos, tem sido o alvo de uma vaga de alegações de abuso sexual feitas por mais de 50 mulheres, mas muitos dos casos já prescreveram e não podem ser julgados. Cosby nega alguma vez ter abusado sexualmente de uma mulher.

A audiência desta terça-feira surge no encalço de novas revelações feitas este domingo pela agência noticiosa Associated Press, que escreveu que, nos depoimentos de Cosby em 2005 e 2006, o ator admitia ter dado drogas a uma mulher de 19 anos antes de terem relações sexuais. Disse ainda que, nos estúdios de um dos programas de televisão que protagonizava, tinha uma agência de modelos que lhe enviada "cinco ou seis" mulheres de 17 e 18 anos todas as semanas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt