Com Lindelöf, Mourinho já fez compras na Luz no valor de 138 milhões de euros
É oficial. Victor Lindelöf vai ser jogador do Manchester United a partir da próxima época, depois de ontem ter sido anunciado oficialmente o acordo entre os dois clubes, tendo o Benfica revelado em comunicado à CMVM que recebe 35 milhões de euros, aos quais poderão ainda somar-se mais dez milhões dependentes da concretização de objetivos. O jogador irá agora realizar exames médicos para depois ser apresentado oficialmente como jogador dos red devils.
O defesa torna-se no quinto jogador que José Mourinho contrata ao Benfica, elevando assim para 138 milhões de euros o montante que o técnico "deu" a ganhar aos encarnados desde que emigrou, no verão de 2004. O primeiro futebolista que o treinador português recrutou na Luz foi o médio Tiago, em 2004. Mourinho iniciava a sua primeira aventura no Chelsea, depois de ter sido campeão europeu no FC Porto, e pediu então a contratação do médio que tinha chegado à Luz proveniente do Sp. Braga. Na altura, há 13 anos, os londrinos chegaram a um entendimento com os encarnados a troco de 12 milhões de euros.
Depois de Tiago, o jogador seguinte que José Mourinho adquiriu ao Benfica foi o internacional argentino Di María. Desta feita, o técnico português estava já ao serviço do Real Madrid, em 2010. Os merengues pagaram ao Benfica um total de 36 milhões de euros (25 numa primeira tranche e depois mais 11 por objetivos) pela contratação do extremo sul-americano.
As negociações de jogadores entre o clube da Luz e o técnico português continuaram no ano seguinte, ainda com o treinador português ao serviço do emblema espanhol. Desta feita, o eleito foi o lateral esquerdo Fábio Coentrão, que até poderia ter rumado ao Real Madrid um ano antes, embora a transação não tivesse sido possível na altura. Em 2011, contudo, as partes chegaram finalmente a um acordo e os espanhóis pagaram 30 milhões para contratarem o lateral esquerdo.
A quarta contratação que José Mourinho fez na Luz foi já em 2014, durante a sua segunda passagem pelo Chelsea, depois de ter saído do Real Madrid. Nessa altura, o agora treinador do Manchester United resolveu apostar no médio sérvio Nemanja Matic, que, curiosamente, tinha sido vendido aos encarnados em 2011, englobado na transferência de David Luiz para os blues. Três anos depois, no entanto, regressou ao clube londrino, que pagou 25 milhões pela sua contratação.
Quarto mais caro de sempre
Segue-se agora Lindelöf, jogador que chegou ao Benfica em 2012 proveniente do Vasteras, que em janeiro recebeu da SAD encarnada três milhões de euros após um longo litígio entre os dois clubes, sendo que o clube sueco terá ainda direito a mais um milhão de euros após consumada a transferência para o Manchester United.
O defesa-central, que chegou para os juniores do Benfica como um desconhecido, torna-se agora um dos jogadores mais caros de sempre dos encarnados, apenas superado por Witsel (Zenit) e Ederson Moraes (Manchester City), que renderam 40 milhões, e ainda por Ángel Di María (Real Madrid), que já com objetivos cumpridos chegou aos 37 milhões de euros. Lindelöf iguala assim o montante com que, há um ano, Renato Sanches foi vendido ao Bayern Munique.