Cobra de 62 anos põe sete ovos, apesar de não estar com macho há décadas
Especialistas de um zoológico dos Estados Unidos estão a tentar descobrir como uma cobra pitão-real de 62 anos pôs sete ovos, apesar de não estar perto de um macho há pelo menos duas décadas e ter uma idade tão avançada.
Três dos ovos da cobra do zoológico de Zoo de Saint Louis permanecem numa incubadora, dois foram usados para testes genéticos e as cobras dos outros dois não sobreviveram, relatou o jornal St Louis Post-Dispatch. Os ovos foram postos em 23 de julho e devem chocar daqui a cerca de um mês.
Mar
A amostra genética irá permitir saber se os ovos foram reproduzidos sexualmente ou assexuadamente, denominada partenogénese (embrião sem fertilização).
A única outra pitão-real no herpetário do zoológico é um macho de cerca de 31 anos. Macho e fêmea não estão expostos ao público.
A cobra fêmea - conhecida apenas como 361003 - pôs um conjunto de ovos em 1990 que pode ter sido concebido com o macho porque, na época, as cobras eram colocadas juntas em baldes enquanto as gaiolas eram limpas.
Também é invulgar porque as pitões geralmente deixam de pôr ovos muito antes de chegarem aos 60 anos, disse Wanner.
"Definitivamente será a cobra mais velha que conhecemos na história" a pôr ovos, disse Wanner, observando depois que esta é a cobra mais velha já documentada num zoológico. Foi um proprietário privado que ofereceu a fêmea ao zoo norte-americano em 1961.