CNT anuncia novo Governo provisório
"Pedimos ao povo líbio para ser paciente, porque a hora da libertação está próxima. O CNT e Mahmud Jibril [chefe do executivo] decidiram nos últimos dois dias realizar alterações no executivo", afirmou Mustafa Abdeljalil, durante uma conferência de imprensa em Benghazi (este), sede das novas autoridades líbias.
Segundo o presidente do CNT, Mahmud Jibril irá permanecer na liderança da equipa governativa, e vai igualmente manter a tutela da pasta dos Negócios Estrangeiros.
"Ontem [domingo] apresentei a minha demissão do CNT. Eles julgaram que não era o momento oportuno e que poderia afetar a unidade nacional", declarou Jibril, durante o mesmo encontro com a comunicação social.
"Levei isto em consideração e, com base nisto, retirei a minha demissão, mas ela deverá ser efectiva após a libertação do país", acrescentou.
Na mesma conferência de imprensa, Mustafa Abdeljalil anunciou que o "ministro" do Petróleo e das Finanças e os responsáveis pelas pastas da Informação e da Defesa irão manter igualmente os respectivos cargos no novo executivo, que sofre poucas alterações.
A supressão do "número dois" do executivo e a criação de um cargo de "ministro" dos Mártires e das vítimas de guerra são as principais alterações.