Cinema regressa ao Estoril
Na sua segunda edição, o Estoril Film Festival é já um dos festivais de cinema mais internacionais do País. Com direcção, uma vez mais, de Paulo Branco, o festival decorre de 14 a 22 de Novembro, não só na sala de cinema do Casino Estoril, que acolheu o festival o ano passado, mas também no Centro de Congressos do Estoril e no Teatro Municipal Mirita Casimiro.
Este ano é novamente o cinema europeu a aposta maior do certame, tendo em competição filmes de França, Espanha, Alemanha, Roménia, Suécia, Itália, Rússia, Turquia e Eslovénia. Mas esta aposta não impede que o festival preste um tributo a dois realizadores norte-americanos: Tim Burton e o recentemente falecido Paul Newman. Em foco estará a obra do italiano Bernardo Bertolucci (que, segundo a organização, participará no festival, não estando confirmada se a sua presença se fará em pessoa ou por videoconferência) e do espanhol Luis Buñuel.
O Estoril Film Festival terá 14 filmes em competição: 4 Copas, de Manuel Mozos (o único português a concurso), 35 Rhums, de Claire Denis, L’Apprenti, de Samuel Collardey, El Brau Blau, de Daniel Villamediana, El Cant Dels Ocells, de Albert Serra, Cloud 9, de Andreas Dresen, Hooked, de Adrian Sitaru Involuntary, de Ruben Östlun, Pranzo Di Ferragosto, de G. De Gregorio, Schultes, de Bakur Bakuradze, Summer Book, de Seyfi Teoman, Tulpan, de Sergey Dvortsevoy, We’ve Never Veen to Venice, de B. Kutin e Wild Field, de Mikhail Kalatozisvili. Caberá ao júri – composto pelo sul-africano J.M. Coetzee, Nobel da Literatura de 2003, pela actriz francesa Catherine Deneuve, pelo escritor norte-americano Paul Auster, pela escultora espanhola Cristina Iglesias e pelo artista plástico Julião Sarmento – atribuir o prémio de Melhor Filme, no valor de 20 mil euros.
Fora de competição serão exibidos pela primeira vez em Portugal 15 filmes. Entre eles Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, Redbelt, de David Mamet ou Rachel Getting Married, de Jonathan Demme, que encerra o festival no dia 22.
Esta edição do certame contará com uma secção dedicada às principais escolas de cinema europeias (com a marca MEO a atribuir um prémio no valor de cinco mil euros à Melhor Curta-Metragem) e com o Prémio Jovem Talento, destinado aos jovens actores portugueses. Durante a semana em que decorre a segunda edição do Estoril Film Festival realizar-se-ão também vários debates e workshops. Já confirmada está a presença do realizador Stephen Frears.