Cinco portugueses e uma argentina finalistas de prémio EDP
Os portugueses Ana Cardoso, Bernardo Correia, João Gabriel, Ana Guedes, Igor Jesus e a argentina Claire de Santa Coloma são os finalistas da 12ª edição do prémio Novos Artistas da Fundação EDP, divulgou hoje a instituição.
Os artistas participam numa exposição coletiva que estará no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, no final de junho, mostrando um trabalho inédito.
O vencedor é selecionado por um júri internacional. Recebe um prémio no valor de 20 mil euros. O júri pode atribuir uma menção honrosa.
Os finalistas foram selecionados entre mais de 600 candidaturas, segundo dados da Fundação EDP, por três curadores nacionais: Ana Anacleto, curadora e coordenadora curatorial no MAAT (representando a Fundação EDP); Filipa Oliveira, diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida;e João Silvério, curador de arte contemporânea e responsável pelo projeto EMPTY CUBE.
Portugueses e residentes em Portugal
O prémio Novos Artistas realiza-se a cada dois anos e "visa revelar e apoiar o talento nacional nas artes plásticas e visuais". Podem concorrer "artistas portugueses residentes ou não em território nacional, e artistas estrangeiros que residam em Portugal, em início de carreira", de acordo com o regulamento do concurso.
Os artistas finalistas recebem 3500 euros para a produção do trabalho a apresentar na exposição coletiva que precede a escolha do vencedor. Esta apresentação é comissariada pelos três curadores que selecionaram os finalistas - Ana Anacleto, Filipa Oliveira e João Silvério.
O júri do prémio é constituído por pelo menos quatro personalidades ligadas às artes plásticas e visuais e um representante da Fundação EDP.
O Prémio Novos Artistas foi criado em 2000 e esta é a lista dos vencedores:
- Joana Vasconcelos
- Vasco Araújo
- João Maria Gusmão e Pedro Paiva
- Carlos Bunga
- André Romão
- João Leonardo
- Leonor Antunes
- Gabriel Abrantes
- Priscila Fernandes
- Mariana Silva.
[Percorra a galeria de fotos para conhecer os artistas.]