Cinco horas para mostrar talento

Entre seis cozinheiros, Nuno Ferreira sagrou-se vencedor da etapa regional de Lisboa do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022. Até à final nacional, nas próximas etapas ficaremos a conhecer os seis concorrentes que disputarão o grande título em junho.
Publicado a
Atualizado a

Durante cinco horas, seis cozinheiros tiveram de mostrar serviço perante um exigente painel de jurados na etapa regional de Lisboa do concurso Chef Cozinheiro do Ano. No final, a vitória foi para Nuno Ferreira, sous-chef do Bairro Alto Hotel. A iniciativa, que distingue o talento dos cozinheiros portugueses, de norte a sul do país, já vai na sua 33.ª edição, tendo premiado, em edições passadas, figuras de renome da gastronomia nacional, como Henrique Sá Pessoa e João Rodrigues, que já conquistaram estrelas Michelin.

Seis dos 18 apurados estiveram na passada quarta-feira em prova na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, mas foi Nuno Ferreira aquele que conquistou o palato dos jurados.

O cozinheiro foi reconhecido com o primeiro lugar após apresentar um menu composto por uma "entrada de mar" com pargo, bivalves e algas, um prato de peixe com bacalhau, bochechas e nabiças, um prato tradicional de carne em tabuleiro de pá de borrego, miudezas e feijoca e uma sobremesa preparada com pera, requeijão e milho.

O segundo e terceiro lugares foram conquistados por Pedro Larcher, do Atelier Henrique Sá Pessoa, em Lisboa, e Hugo Dias de Castro, do Pastus, em Oeiras, respetivamente, numa prova em que todos os concorrentes tiveram como desafio recriar o menu completo que apresentaram na fase de inscrições e que "defende e preserva as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional", segundo comunicado da Edições do Gosto, que organiza a competição.

No concurso, estiveram ainda em competição Francisco Gomes, da Evventus Catering, Ilídio Simões, do Sete Restaurante, em Coimbra, e Hugo Tarrafa, do Santa Sede, também em Coimbra.

Até se conhecer o legítimo Chefe Cozinheiro do Ano 2022 faltam ainda mais duas etapas regionais, com os restantes 12 concorrentes a testar as suas competências já nos próximos dias 11 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (Etapa Sul e Ilhas), e 19 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Etapa Norte).

A final nacional do concurso terá lugar no final de junho (em data e local ainda por anunciar), na qual os seis aspirantes mais bem classificados nos concursos regionais irão disputar o título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022.

Na cerimónia serão ainda atribuídas as distinções Helmut Ziebell, para o prato e concorrente com mais criatividade, e Virgílio Nogueiro Gomes, para o prato que revele a maior evolução da cozinha portuguesa. Entre outros prémios, será também distinguido o cozinheiro com maior atenção e compromisso com as práticas de sustentabilidade, tais como "separação de resíduos, aproveitamento de recursos e minimização de desperdício alimentar".


ines.dias@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt