Cinco festivais de música até final do ano

A Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 vai promover cinco festivais de música até ao final do ano, com destaque para a estreia do Optimus Primavera Club, que se realizará pela primeira vez fora de Espanha.
Publicado a
Atualizado a

Além do referido festival, Guimarães vai receber as edições de 2012 do Manta, do Barco Rock Fest, a iniciativa Operação Bing Bang e, numa parceria com a Capital Europeia da Juventude Braga 2012, a segunda edição do festival de música eletrónica Semibreve.

"Esta oferta cobre os objetivos essenciais de Guimarães 2012: reforço dos festivais da cidade e fazer de Guimarães uma cidade mais relevante no panorama musical nacional e internacional", considerou o diretor geral da CEC, Carlos Martins, hoje de manhã, em conferência de imprensa.

A "grande novidade" é a realização do Optimus Primavera Club 2012, "o irmão mais novo do Optimus Primavera Sound", segundo um dos responsáveis pelo certame, José Barreira.

"Pela primeira vez, este festival é feito fora de Espanha", realçou, ainda sem revelar nomes.

A decorrer em 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro, este festival vai ter lugar em "quatro lugares emblemáticos" da cidade de Guimarães: Centro Cultural Vila-flor, Plataforma das Artes e da Criatividade, São Mamede e Projeto by El Rock.

Em 2012, o Manta acontece numa "versão mais compacta", descreveu o responsável Rui Torrinha, na quinta e na sexta-feira, apresentando "três grandes concertos": Russian Red, Gobi Bear e Azevedo Silva.

A sétima edição do Barco Rock Fest, na praia fluvial de Barco, entre 01 e 04 de agosto, leva a Guimarães 22 bandas e 10 DJ, entre os quais GuimaFloyd, Sernada, Dead Combo, os ingleses 2:54, entre outros.

"É um festival que tem tudo o que os outros têm, mas em preço 'low cost' e sem comprometer a qualidade do espetáculo", garantiu um dos membros da organização do Barco Rock Fest, Pedro Conde.

A Operação Big Bang é uma iniciativa de Guimarães 2012 que levará ao Parque da Cidade, a 09 de setembro, uma "orquestra gigante", na qual "qualquer pessoa poderá participar", dirigida pelo maestro Tim Steiner.

A música eletrónica marcará presença em Guimarães através da parceria entre as capitais no Minho, Capital Europeia da Cultura e Braga 2012, com a partilha da organização do Festival Semibreve, a decorrer entre 02 e 06 de outubro.

Assim, de 02 a 04, o Semibreve organiza em Guimarães concertos, instalações, workshops e uma mostra de trabalhos produzidos pelo Centro de Computação Gráfica e pelo Departamento de Sistemas da Informação da Universidade do Minho.

Quanto a concertos, está confirmada a presença de Vladislav Delay e Mouse on Mars, no Centro Cultural Vila Flor.

A assinalar ainda na edição de 2012 deste último festival a criação do Semibreve Award, uma parceria com o EngageLab da Universidade do Minho, que pretende "estimular a criação artística digital" através de projetos artísticos que recorram à interatividade, ao som e à imagem.

Este concurso está aberto a profissionais singulares, grupos, empresas e entidades públicas e terá como prémio um valor de 2.500 euros, assim como a apresentação da instalação durante o Semibreve.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt