Cinco conselheiros de Estado eleitos pela AR tomaram posse
Os conselheiros de Estado que tomaram hoje posse, e que foram eleitos pelo Parlamento no início de Agosto, são o líder do PS, António José Seguro, o antigo candidato presidencial Manuel Alegre, os ex-líderes sociais-democratas Luís Marques Mendes e Luís Filipe Menezes e o fundador do PSD Francisco Pinto Balsemão.
A cerimónia de tomada de posse realizada na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, demorou menos de cinco minutos, com todos os conselheiros de Estado presentes. "Eu abaixo-assinado afirmo solenemente pela minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas", declararam um a um os novos conselheiros de Estado.
Depois de assinar o auto de posse, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, cumprimentou todos os conselheiros de Estado. Dos conselheiros de Estado que agora terminaram o seu mandato apenas esteve presente o antigo presidente do PS Almeida Santos, que no final da cerimónia esteve breves minutos a falar com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
A reunião do Conselho de Estado desta tarde, a oitava do mandato de Cavaco Silva e a primeira desta legislatura, tem como único ponto de agenda "Portugal no contexto da crise da Zona Euro".