Cinco barras fechadas devido a mau tempo
Além destas cinco barras encerradas em Portugal continental, há ainda outras duas com navegação condicionada: Aveiro e Figueira da Foz.
A barra de Aveiro encontra-se já fechada a embarcações com comprimento inferior a 15 metros e estará, a partir das 20:00 de hoje, igualmente fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações cujo comprimento seja inferior a 11 metros.
Devido à previsão de agravamento das condições meteorológicas nas próximas horas, a Marinha alerta "toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar", num comunicado hoje divulgado.
A previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) "antevê o agravamento do estado do mar com ondulação de Noroeste a aumentar até aos oito metros de altura, que afetarão em especial a costa Oeste de Portugal continental e o arquipélago dos Açores entre sábado (19 de janeiro) e quarta-feira (23 de janeiro)", lê-se na nota.
A Marinha sublinha ainda que os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada "estão permanentemente a acompanhar a atividade no mar e prontos para dar resposta a qualquer situação de emergência".
Segundo fonte do IPMA, 14 distritos portugueses vão estar sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 06:00 e as 12:00 de sábado devido à previsão de ventos fortes.
"O aviso vermelho vai estar ativo durante um período muito curto, entre as 06:00 e o meio-dia de amanhã [sábado], nas terras altas e no litoral, e deve-se ao agravamento da intensidade do vento", disse a fonte à Lusa.
"Até lá, vigora o aviso laranja [o segundo mais grave] e depois passa outra vez para o laranja", acrescentou, referindo que os ventos podem ser na ordem dos 130/140 quilómetros/hora.
Os distritos afetados são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.