Cinco alpinistas morrem no Monte Elbrus na Rússia

Um dos alpinistas partiu uma perna, dois morreram congelados e outros dois perderam a consciência e acabaram por morrer, disse a empresa que organizou a escalada.
Publicado a
Atualizado a

Cinco alpinistas morreram após o agravamento do estado do tempo no Monte Elbrus, o pico mais alto da Europa, informou esta sexta-feira o Ministério de Situações de Emergências da Rússia. Tudo aconteceu na quinta-feira quando um grupo de 19 alpinistas ficou preso a uma altitude de mais de 5000 metros ao ser surpreendido por uma tempestade de neve.

Elbrus, localizado no norte do Cáucaso, é a montanha mais alta da Europa com 5642 metros. "Conseguimos salvar 14 pessoas, estas foram retiradas (...) em veículos com rastro (lagartas) e atendidas por médicos. Infelizmente, cinco pessoas morreram", declarou o Ministério de Situações de Emergência russo, numa mensagem publicada na rede social Telegram.

Os restantes 14 alpinistas foram levados para o vale de Azau e o resgate foi realizado "nas condições mais difíceis", com ventos fortes, baixa visibilidade e temperaturas abaixo de zero, disse.

A empresa que organizou a escalada disse que quatro guias profissionais estavam a acompanhar os alpinistas. Durante a subida, um dos alpinistas sentiu-se mal e voltou para trás com um dos guias. Mais tarde, a jovem morreu "nos braços dele" quando efetuavam a descida. O resto do grupo continuou até ao cume, mas enfrentou uma "tempestade de neve sem precedentes".

Um dos alpinistas partiu uma perna, dois morreram congelados e outros dois perderam a consciência e acabaram por morrer, disse a empresa que organizou a escalada.

Os guias e alguns dos participantes foram hospitalizados com ulcerações provocadas pelo frio.

Embora a subida não seja considerada tecnicamente difícil, dezenas de alpinistas morrem todos os anos durante as tentativas de chegar ao cume.

Diário de Notícias
www.dn.pt