Cinco alpinistas morrem em montanha suíça
"As vítimas são cidadãos alemães", disse a polícia em comunicado.
Um cordão de seis alpinistas iniciou a escalada do cume Lagginhorn muito cedo, na manhã de terça-feira.
O acidente deu-se na descida e há um sobrevivente. Quando o cordão estava a apenas uma centena de metros do cume, um dos alpinistas, não se sentindo bem, parou. Os outros continuaram a subida até atingirem o cume.
Assim que iniciaram a descida, os cinco alpinistas caíram várias centenas de metros. Todos morreram no local do acidente. O alarme foi dado pelo alpinista que parou.
As vítimas são um homem de 44 anos e os seus filhos, de 17 e 20 anos, os filhos do alpinista que parou, de 14 e 20 anos de idade, e ainda um outro alpinista de 21 anos.
De acordo com as primeiras constatações da polícia, os alpinistas não estavam amarrados uns aos outros no momento do acidente. A investigação continua.
Segundo Arthur Anthamatten, responsável pelo refúgio de Weissmies (a 2726 metros de altitude), no qual os alemães pernoitaram de segunda para terça-feira, os alpinistas podem ter "escorregado" no gelo.
"Havia chuva até cerca de 3500 m, e um pouco de neve fresca" no topo. "Eles provavelmente escorregaram porque não havia gelo debaixo da neve", declarou a mesma fonte à AFP.
Segundo Anthamatten, as vítimas são naturais de Berlim.