Cimeira Luso-Espanhola arranca com 45 minutos de atraso

O primeiro-ministro foi hoje recebido, com honras militares no complexo do Palácio da Moncloa, sede do Governo espanhol, no arranque da curta XXVI Cimeira Luso-Espanhola, que começou com quase 45 minutos de atraso.
Publicado a
Atualizado a

Pedro Passos Coelho e o seu homólogo espanhol, Mariano Rajoy, lideram as duas delegações governamentais que ouviram os hinos de Portugal e de Espanha antes de entrarem para as primeiras reuniões da cimeira.

A maior parte da delegação portuguesa, incluindo o primeiro-ministro, chegou ao complexo da Moncloa cerca das 11:30 locais (10:30 em Lisboa), cerca de 45 minutos depois da hora prevista.

No local estava já, entre outros, o ministro da Economia que chegou a Madrid no domingo.

A cimeira de hoje, dominada por temas europeus e questões bilaterais como o mercado de gás e as ligações ferroviárias decorre até cerca das 16:00 locais (menos uma hora em Lisboa) e inclui um almoço de trabalho das delegações.

Passos Coelho e Rajoy reúnem-se a sós enquanto, em paralelo, decorrem as reuniões setoriais, e, posteriormente, a sessão plenária, na qual serão aprovados a declaração final e os acordos, estando prevista uma conferência de imprensa final dos dois chefes de Governo.

Além do chefe do executivo PSD/CDS-PP, participam na cimeira os ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, da Administração Interna, Miguel Macedo, da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, e da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

A delegação portuguesa inclui ainda os secretários de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, da Cultura, Jorge Barreto Xavier, dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, dos Assuntos Europeus, Miguel Morais Leitão, do Emprego, Pedro Roque, do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, da Energia, Artur Trindade, do Ambiente e Ordenamento do Território, Paulo Lemos.

Do lado espanhol, participam os ministros de Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Defesa, do Interior, da Indústria, Energia e Turismo, do Fomento e do Emprego e Segurança Social, bem como os secretários de Estado para a UE, de Comércio, do Ambiente e da Fazenda.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt