Cimeira Ibérica: Exposição sobre viagem de Magalhães e Elcano em Valladolid em 2020

Uma exposição comemorativa dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação iniciada pelo português Fernão de Magalhães e terminada pelo espanhol Juan Sebastián Elcano vai estar exposta em 2020 na cidade de Valladolid, em Espanha.
Publicado a

O anúncio foi feito pelo chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, que estava acompanhado pelo primeiro-ministro português, António Costa, na conferência de imprensa que fechou a cimeira bilateral entre os dois países que se realizou hoje em Valladolid.

A exposição organizada por Espanha e Portugal será ela também itinerante, como a viagem de circum-navegação iniciada em 1519.

O primeiro "porto" da exposição estará em Valladolid, mas em seguida irá ser apresentada noutras cidades da Península Ibérica.

Espanha e Portugal destacaram a importância do V Centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano no texto da "declaração conjunta" final da cimeira bilateral.

A viagem, a bordo da nau Victoria, começou em 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda, no sul de Espanha, e terminou em 06 de setembro de 1522, no mesmo local.

Fernão de Magalhães não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, tendo a viagem sido concluída pelo navegador espanhol Juan Sebastián Elcano.

Portugal e Espanha estão a organizar inúmeras iniciativas para assinalar esta viagem histórica.

Diário de Notícias
www.dn.pt