Cigarros eletrónicos são tão perigosos como os tradicionais
Os cigarros eletrónicos são potencialmente tão perigosos para a saúde como os cigarros tradicionais. Esta é a conclusão de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, e publicado hoje na revista científica ACS Sensors.
"Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que os cigarros eletrónicos tem tanto potencial para causar no ADN [informação genética] como os cigarros tradicionais sem filtro", afirmou Karteek Kadimisetty, químico e o principal autor do estudo.
Esta conclusão vem contrariar a visão de os cigarros eletrónicos são menos tóxicos e perigosos do que o o fumo do tabaco tradicional, o que contribuiu para que se tornassem bastante populares na última década.
Os investigadores da Universidade de Connecticut testaram o vapor dos cigarros eletrónicos, com e sem nicotina, em culturas de células humanas e verificaram que não há diferenças em relação aos cigarros tradicionais no que respeita aos efeitos na molécula de ADN nas células. Ambos causam igualmente mutações no ADN.
Mesmo sem a presença de nicotina, "há centenas de químicos nos cigarros eletrónicos que podem contribuir para os os danos que observamos no ADN", sublinha Karteek Kadimisetty.