Cidade de Luanda recebe chave de Capital Lusófona da Cultura

Publicado a
Atualizado a

Música. Os angolanos celebram os momentos importantes com muita música. Foi o que aconteceu ontem na visita da comitiva da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA) ao Parque Infantil Zé Du (diminutivo do presidente José Eduardo dos Santos), onde foi reaberta uma biblioteca e recuperado o edifício central.

Um grupo de crianças cantou uma autêntica ode à união lusófona e até um palhaço animava as hostes. Depois foi a vez de o representante de Luanda receber a chave de Capital Lusófona da Cultura das mãos da presidente da Câmara de São Vicente.

Pouco antes, o presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, no Palácio dos Congressos, tinha feito a leitura da Declaração de Luanda e encerrado a XX Assembleia Geral da UCCLA.

Da declaração, há a destacar a vontade de tornar a união auto- -sustentável num período não superior a três anos, criando recursos diversos que permitam uma sustentabilidade financeira e um quadro próprio de pessoal. É vontade dos membros que a UCCLA tenha maior visibilidade compatível com os investimentos realizados e criar motivação acrescida à participação efectiva dos associados.

Em jeito de balanço, a UCCLA continua a dar alguns, mas tímidos, passos para uma maior cooperação entre as cidades de língua portuguesa. O encontro de empresários, realizado na quarta-feira, e que poderia ter sido uma oportunidade para lançar investimentos, não trouxe grandes resultados e o número de participantes foi diminuto. Outro ponto negativo foi a pouca representatividade do Brasil. Das seis cidades membro deste país sul-americano, apenas veio a Luanda uma representante do Rio de Janeiro. O interesse brasileiro neste tipo de organizações continua a ser reduzido.

De positivo fica a alteração de estatutos da união e a criação de três secretários-gerais adjuntos, um deles de Salvador, o que poderá mudar um pouco o empenho dos brasileiros. Até porque, se tudo correr bem, a próxima Assembleia Geral deverá realizar-se naquele país.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt