Chuva forte inunda ruas do Rio de Janeiro e deixa região em estado de alerta
De acordo com a plataforma "Alerta Rio", da prefeitura do Rio de Janeiro, pelas 18:35 (mais quatro horas em Lisboa), a previsão para as próximas horas é de chuva moderada a forte, "podendo ser muito forte num curto período de tempo", acompanhada de trovoada e rajadas de vento em diferentes pontos da cidade.
"Foram acionadas 35 dispositivos de avisos sonoros em 19 comunidades: Andaraí, Arrelia, Borel, Cabritos, Cantagalo, Escondidinho, Formiga, Jamelão, Ladeira dos Tabajaras, Nova Divineia, Pavão-Pavãozinho, Prazeres, Rio das Pedras, Santa Marta, Sumaré, Vila Elza, Rocinha e Santa Alexandrina", refere a Defesa Civil na rede social Twitter.
Além de estradas inundadas, há registo de carros submersos na zona do Jardim Botânico e de queda de árvores em Copacabana, na zona sul do Estado do Rio de Janeiro.
Com os dispositivos sonoros acionados, a Defesa Civil recomendou à população que adote medidas de prevenção, como desligar a luz e o gás das habitações, e permanecer ou procurar um local seguro para abrigar a família e os animais.
De acordo com a imprensa local, a circulação de autocarros e metro de superfície encontra-se afetada pelas chuvas.
No Brasil, o estado de alerta corresponde ao segundo nível numa escala de três e significa a possibilidade de ocorrência de chuva moderada, ocasionalmente forte.