Chuva, frio e neve regressam já amanhã
As temperaturas vão descer significativamente até final desta semana. É também de esperar o regresso da chuva e da neve acima dos 1200 metros. Porém, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera o sol regressa já a partir do fim-de-semana.
De acordo com Cristina Simões, do IPMA, "a descida das temperaturas máximas e mínimas deve-se à passagem de uma frente fria que vai afetar o território nacional". Para amanhã as máximas devem descer já cerca de 6 a 8 graus nas regiões do litoral Norte e Centro e entre 2 e 4 graus nas restantes regiões.
O IPMA refere que esta descida das máximas para valores das atuais temperaturas mínimas se deve "a uma massa de ar polar transportada na circulação conjunta de uma depressão centrada nas Ilhas Britânicas e um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores".
Assim, "para terça-feira, dia 14 prevê-se uma descida da temperatura máxima da ordem dos 6 a 8 graus nas regiões do litoral Norte e Centro e entre 2 e 4 ºC nas restantes regiões. Para quarta-feira, dia 15, espera-se uma nova descida de temperatura, mais acentuada nas regiões do interior e em especial da máxima, da ordem dos 3 a 5 graus nas regiões do litoral e 6 a 8 graus nas regiões do interior. Dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, espera-se novamente uma pequena descida de temperatura devendo a temperatura máxima atingir os 16 graus em Lisboa, os 13 graus no Porto e os 19 graus em Faro".
Contudo, o tempo frio irá regressar por pouco tempo, já que, a partir já da próxima segunda-feira, as máximas voltam para valores na ordem dos 25 a 28 graus.