CHUC quer fazer parcerias com Londres
Durante uma visita de três dias, que terminou hoje, foram realizadas reuniões com a indústria farmacêutica, no âmbito da área dos ensaios clínicos e da investigação médica feita em Coimbra, com instituições hospitalares e académicas e com companhias seguradoras.
Um resultado imediato foi a promessa do envio de missões pelo King's College London, universidade que tem uma escola de medicina associada a um hospital, e pelo British Medical Journal, publicação científica especializada.
"Levamos um conjunto de projetos consubstanciados em conversas e compromissos de aprofundarmos relações", resumiu José Martins Nunes à agência Lusa.
No final do ano passado, o CHUC assinou um protocolo com a Techniker Krankenkasse (TK), caixa de saúde pública alemã, para dar assistência aos respetivos beneficiários em Portugal.
Martins Nunes revelou ter já começado a receber os primeiros pedidos de tratamento de doentes e que nos próximos meses espera que a parceria inicie uma "velocidade de cruzeiro".
Quanto às parcerias com entidades britânicas, quer não só, através de acordos com seguradoras, chegar aos muitos turistas ingleses que visitam Portugal, como prosseguir a estratégia de "internacionalização e credibilização da medicina portuguesa".
José Martins Nunes destaca nos serviços do CHUC o transplante de dador vivo (rim e fígado), cirurgia cardíaca, cardiologia de intervenção, cirurgia de mudança de sexo, oftalmologia e ortopedia
A deslocação a Londres foi aproveitada para lançar o portal "Coimbra Health", que reúne informação sobre os serviços de assistência do CHUC, as áreas de investigação e ensaios clínicos e sobre empresas de tecnologia e setor privado na área da saúde.