Christopher Hitchens vem a Portugal falar sobre ateísmo

O ensaísta norte-americano Christopher Hitchens, um dos mais proeminentes representantes do moderno ateísmo, vem a Lisboa a 18 de Fevereiro dar uma conferência sobre "A Urgência do Ateísmo", na Casa Fernando Pessoa.
Publicado a
Atualizado a

Hitchens, de 60 anos, ascendeu a um lugar de destaque como membro do movimento do 'Novo Ateísmo' com o seu livro Deus não é Grande - Como a Religião envenena Tudo, publicado em Portugal em 2007.

Frequentemente referido como um dos quatro 'Cavaleiros do Apocalipse', juntamente com os ateístas Richard Dawkins, Sam Harris e Daniel Dennett, o intelectual norte-americano apresenta-se como um crente nos valores filosóficos do Iluminismo.Para o professor universitário, a livre expressão e a investigação científica deveriam substituir a religião como meio de ensinar ética e definir a civilização humana.

Esta será a segunda conferência de um ciclo organizado pela Casa Fernando Pessoa (CFP) dedicado aos Livres Pensadores, que teve como primeiros convidados o músico brasileiro Caetano Veloso e o filósofo brasileiro Antonio Cícero, no início de Dezembro.

Na conferência, com início às 18:30 e tradução simultânea, Hitchens apresentará a sua tese, cujo principal argumento é que o conceito de Deus ou de um ser supremo é uma crença totalitária que destrói a liberdade individual.

Christopher Hitchens está neste momento a escrever um livro de memórias, Hitch-22 Some Confessions and Contradictions: A Memoi", que deverá ser publicado em Junho deste ano.

Colaborador da revista Vanity Fair e professor convidado de estudos liberais na New School, Hitchens é autor de numerosos livros, dos quais se destacam Thomas Jefferson: Author of América, Letters to a Young Contrarian e Why Orwell Matters e ocupou o quinto lugar de uma lista dos 100 Maiores Intelectuais Públicos elaborada pelas revistas Foreign Policy e Prospect, do Reino Unido.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt