Chitas e órix bebés. Novas crias são boa notícia no Dia do Animal

Conservação Jardim Zoológico de Lisboa coordena seis programas de reprodução de espécies, entre os 160 em que participa
Publicado a
Atualizado a

Deitadas em redor da mãe Dakartas, numa das sombras da instalação das chitas no Jardim Zoológico de Lisboa, estão as cinco novas crias. Já mais atrás, no espaço dos órix-de-cimitarra (antílope-africano), duas crias, uma delas com duas semanas, preferiam estar longe dos visitantes e descansar à sombra. Haveríamos de encontrar a mais nova um pouco mais tarde a mamar e a trocar mimos com a mãe. Estas crias são as novas coqueluches do Jardim Zoológico, que vai aproveitar o Dia do Animal - que hoje se assinala - para as mostrar aos visitantes e dar a conhecer o trabalho que é feito pela conservação das espécies no seu habitat natural.

As mais recentes crias não são importantes apenas porque são bebés. Representam também duas espécies "muito difíceis de reproduzir em cativeiro" e com as quais o zoo tem conseguido bons resultados. À semelhança dos gorilas, okapis e orangotangos, em que "também não estávamos a ter grande sucesso", mas que agora se têm conseguido reproduzir, explica José Dias Ferreira, curador de mamíferos do zoo.

É que para conseguir ter sucesso na reprodução de espécies como o órix-de-cimitarra - extinto na natureza - ou as chitas "não basta ter o grupo social da espécie, é preciso ter o habitat certo e um grupo de tratadores que saiba lidar com estes animais". Mas os objetivos do zoo são precisamente focar-se "na reprodução das espécies mais difíceis".

Veja-se o caso das chitas: "Em 30 anos nunca reproduzimos chitas. Até que há três anos mudámos as instalações." José Dias Ferreiras esclarece que era preciso criar uma estrutura em que fêmeas e machos não se vissem, porque quando convivem no mesmo espaço começam a relacionar-se como irmãos. Desta alteração resultaram já duas ninhadas. Sendo a mais recente esta, nascida a 21 de julho. Das cem instituições que têm estes felinos, apenas nove estão a reproduzi-los.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt