Chefs trazem de volta as tradições da cozinha comunitária no forno a lenha

Miguel Laffan convida Leopoldo calhau para o primeiro evento do ciclo do Torre de Palma Wine Hotel, amanhã.
Publicado a
Atualizado a

É em pleno Alentejo histórico e vinhateiro que um conjunto de chefs nacionais vão recuperar a tradição da cozinha comunitária no forno a lenha numa iniciativa do Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte. O pontapé de saída é dado amanhã, tendo como convidado o chef Leopoldo Calhau, da Taberna do Calhau, em Lisboa.

A "Casa do Forno" do hotel vai ser palco do novo ciclo de jantares a quatro mãos em que o chef executivo Miguel Laffan convida chefs de diferentes zonas do país para cozinhar no tradicional forno a lenha da unidade hoteleira.

"É com muito orgulho que vou cozinhar com Leopoldo Calhau, um amigo de raízes alentejanas, com quem me identifico e com o qual partilho o respeito pela natureza, pelo produto e pela terra, conceitos que privilegiamos na cozinha de Torre de Palma", diz Miguel Laffan. "Estou confiante de que será um grande momento", acrescenta o chef executivo do restaurante Palma.

Pelo menu que foi divulgado não restam grandes dúvidas de que assim será. As boas vindas à Casa do Forno serão dadas, às 19h30, com ostras gratinadas e Rosé Torre de Palma. Uma hora depois, tem início o jantar, começando com as entradas. A primeira, da responsabilidade do chef da casa: Canja de caça de aves no pote de barro, com boletos da serra de São Mamede; a segunda, das mãos de Leopoldo Calhau: Bacalhau e silarcas; a terceira, também de Miguel Laffan: Mexilhão e pezinhos de coentrada.

Seguem-se os pratos principais, ambos da responsabilidade do chef convidado. Para começar, Açorda de carabineiros. Depois, Coelho frito e arroz de miúdos no forno.

Para finalizar, uma sobremesa de Márcia Dias: Tarte de maçã assada no forno a lenha, creme diplomático fumado, gelado de baunilha e maçã verde.

O menu, acompanhado por vinhos de Torre de Palma, tem o custo de 60 euros por pessoa.

Depois de Leopoldo Calhau outros convidados se seguirão para cozinhar no forno a lenha do Torre de Palma Wine Hotel, que é, nas palavras da diretora-geral da unidade hoteleira, "um dos espaços especiais do hotel". "Esta temporada de jantares é também uma verdadeira homenagem ao tradicional e mítico forno a lenha, que convida a reviver as origens e tradições da cozinha em torno do forno comunitário da cooperativa de Torre de Palma", reforça Luísa Rebelo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt