Chefe do movimento islamófobo alemão Pegida imita Hitler

O Pegida quer apresentar-se como um movimento moderado, mas o seu dirigente colocou no Facebook uma foto a imitar o líder nazi.
Publicado a
Atualizado a

O chefe do movimento islamófobo Patriotas Europeus Contra a Islamização do Ocidente (Pegida), Lutz Bachmann, colocou na sua página da rede social Facebook uma fotografia onde imita o ditador alemão Adolf Hitler.

O diário alemãoBild reproduziu hoje na primeira página uma fotografia em que Lutz Bachmann aparece com um "bigode tipicamente hitleriano" e com uma pose e penteado habitual do ditador nazi.

Em declarações ao mesmo diário, Bachmann disse que se tratou de "uma piada", a propósito da aparição há uns anos do romance "Ele está de volta", de Timur Vermes, na qual se joga com um possível regresso de Hitler ao mundo, mas numa perspetiva parodiada.

As frases atribuídas a Bachmann, assim como a fotografia em que imita Hitler, contrastam com as intenções do grupo Patriotas Europeus Contra a Islamização do Ocidente de apresentar-se como um movimento moderado, com preocupações de cidadãos comuns e distanciado do "espetro nazi".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt