Chávez ordena a militares: preparem-se para a guerra
Hugo Chávez ordenou aos soldados venezuelanos que se preparem para a guerra contra a Colômbia num discuros que promete agravar a tensão entre os dois vizinhos da América Latina.
O Presidente da Venezuela disse que a melhor forma de evitar uma guerra é estar pronto para ela. O Governo colombiano respondeu afirmando que ia procurar ajuda das Nações Unidas.
Caracas e Bogotá estão de costas voltadas desde que em Julho a Colômbia assinou um acordo para receber bases militares americanas no seu território. O Presidente Alvaro Uribe justificou a decisão dizendo que EUA vão colaborar no combate aos rebeldes e traficantes de droga. Chávez vê no acordo uma cedência ao imperialismo.
“Não vamos desperdiçar um dia no nosso maior objectivo: preparar-nos para a guerra e ajudar as pessoas a prepararem-se para a guerra, por essa é uma responsabilidade de todos”, disse o Presidente da Venezuela.
Chávez terá ordenado o envio de mais de 1 500 soldados para a fronteira com o argumento de que a violência de grupos paramilitares colômbianos na região está a aumentar.
Uribe disse que a Colômbia não vai fazer qualquer acção belicista contra a comunidade internacional e muito menos contra uma nação latino americana.