Charles Leclerc. Primeira pole do ano na F1 é para a Ferrari
O piloto de 24 anos fez a sua melhor volta em 1.30,558 minutos, deixando o holandês Max Verstappen (Red Bull), campeão em título, na segunda posição, a 0,123 segundos.
O espanhol Carlos Sainz, no outro Ferrari, foi o terceiro, a 0,129 segundos, numa sessão em que ficaram evidentes as dificuldades dos propulsores da Mercedes.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) foi apenas o quinto classificado, a 0,680 segundos do autor da 'pole'.
"É uma sensação boa! Os últimos dois anos foram incrivelmente difíceis para a equipa", disse Leclerc, que conquistou a 10ª pole de Fórmula 1 da sua carreira.
"Acho que trabalhámos extremamente bem como equipa, estamos muito felizes com o dia de hoje. Não estava completamente satisfeito com a minha pilotagem, mas consegui fazer aquela volta no Q3 e largamos da pole."
Cinco dos 10 carros que passaram à terceira e última fase da qualificação têm motores Ferrari, enquanto que os últimos quatro -- Nico Hulkenberg (Aston Martin), Daniel Ricciardo (McLaren), Lance Stroll (Aston Martin) e Nicholas Latifi (Williams) -- utilizam motorização Mercedes.
Além da própria Ferrari, também a Haas foi uma das equipas que mais evolução demonstrou, depois de, em 2021, ter sido a pior do pelotão.
Esta tarde, o dinamarquês Kevin Magnussen chegou à Q3, terminando em sétimo lugar, enquanto o alemão Mick Schumacher foi 12.º.
Nota ainda para o sexto lugar do finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo), que bateu o britânico George Russell, seu substituto na Mercedes, que não foi além da nona posição.
A corrida disputa-se no domingo, às 15:00.