Chapéu de Napoleão leiloado por 280 mil euros

O bicórnio foi usado pelo imperador francês quando perdeu a batalha de Waterloo em 1815.
Publicado a
Atualizado a

Ao longo dos anos foram muitos os colecionadores que se interessaram pelo chapéu que Napoleão usou na batalha de Waterloo e que tentaram adquiri-lo. Esta terça-feira o bicórnio foi comprado em leilão por 280 mil euros.

O imperador francês era famoso pelos bicórnios que usava, assim chamados porque tinham duas pontas. Ao longo da vida terá usado mais de 120, dos quais 19 chegaram até aos dias de hoje. Comprado por um privado em 1986, o bicórnio agora leiloado pela De Baecque em Lyon terá sido adquirido colecionador francês de peças históricas.

Os objetos pessoais de Napoleão que chegaram até hoje têm atingido valores altos em leilão. Em 2014 um chapéu semelhante ao que foi agora comprado, propriedade até então da família real do Mónaco, atingiu os 1,9 milhões de euros. Este está em pior estado de conservação, daí o valor ser menor.

Quem era Napoleão?

Nascido na Córsega em 1769, ganhou destaque no exército francês. Chegado ao poder em 1799 através de um golpe, em 1804 proclamou-se imperador. Declarou guerra às grandes potências europeias e conquistou grande parte do continente, até à batalha final, em Waterloo, há 203 anos.

O que aconteceu em Waterloo?

A 18 de junho de 1815, Napoleão chegou a Waterloo, na Bélgica, à frente de 72 mil homens. Do outro lado, o duque de Wellington comandava as tropas britânicas, apoiadas pelos prussianos. Napoleão decidiu esperar pelo meio dia para lançar o ataque, deixando o solo secar. Mas a estratégia não resultou e o francês acabou derrotado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt