Centenário da Grande União da Roménia
No ano do Centenário da Grande União da Roménia, o Dia Nacional foi celebrado através de um evento de larga envergadura, realizado pela Embaixada da Roménia e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa no passado dia 28 de novembro de 2018.
No dia 1 de dezembro, os romenos de todo o mundo celebram a Grande União de 1918 quando se concluía a união da Grande Roménia. Nestes 100 anos, a Roménia aprendeu algumas lições importantes, atravessando experiências e períodos infelizes, mas também momentos de sossego, com limiares de interrogações essenciais, na sequência dos quais reconquistou definitivamente a sua liberdade e dignidade, no âmbito da grande família europeia e no concerto universal das nações.
Por isso, o dia 1 de dezembro é um dia em que celebramos a nossa unidade, os nossos símbolos, a nossa cultura e a nossa herança. A partilha desta alegria com o povo português fez-se através da realização de um espetáculo multimédia EU-ROMANIA na fachada do Teatro Nacional de São Carlos seguido por um concerto extraordinário do violinista Alexandru Tomescu, que atuou, com o seu violino Stradivarius e acompanhado pela pianista Angela Drăghicescu, perante uma plateia cheia no Teatro Municipal São Luiz.
Depois da "Temporada cultural romena", realizada ao longo de seis meses no Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, cujo ponto fulcral o representou a exposição "O ouro antigo: do Mar Negro ao Oceano Atlântico", e do programa "Grandes artistas romenos nas grandes catedrais portuguesas" realizado em Lisboa, Porto, Batalha, Viana do Castelo e Évora, a Embaixada da Roménia e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, em parceria com Art Focus e outros prestigiados parceiros institucionais portugueses e romenos, evocaram assim a história do povo romeno, lembrando as tradições e as personalidades da Roménia que marcaram a nossa história e cultura.
O evento que marcou em Lisboa o Dia Nacional da Roménia é emblemático para as fortes ligações que unem os dois países latinos situados nas extremidades de leste e de oeste da União Europeia. Como referia o presidente da Comissão Europeia, a Europa deve respirar com ambos os pulmões, o de leste e o de oeste. Ou ainda, referiu recentemente o Presidente da Roménia no seu discurso no Parlamento Europeu o nosso futuro juntos mostrará que a Europa tem um único coração, que bate através de nós todos, que nos une de Leste a Oeste, e de Norte ao Sul, que faz com que os nossos cidadãos se identifiquem e se definam naturalmente como europeus.
Ao mesmo tempo, muito me apraz salientar que este momento aniversário acontece num contexto marcado pela existência do diálogo entre os nossos países, tanto em plano bilateral, como europeu e internacional e 2018 foi um ano ao longo do qual mantivemos um diálogo político intenso: a nível bilateral o ano foi de grande dinâmica, traduzida em muitas visitas oficiais como a da primeira-ministra da Roménia e dos numerosos ministros e secretários de estado.
No plano da segurança e defesa a Roménia e Portugal têm uma parceria sólida a nível bilateral e da NATO, com projetos e ações de sucesso.
As relações económicas entre os dois países atingiram, em 2017, o seu ponto mais alto e as premisses deste ano são igualmente encorajadoras. Concentramo-nos sobre a identificação de novas oportunidades de investimento tanto na Roménia como em Portugal e na amplificação dos contactos e das trocas comerciais entre os representantes do meio económico dos nossos países. Foram assinados, ao longo deste ano, documentos bilaterais destinados à promoção do sector empresarial e à cooperação económica, a nível das administrações centrais e locais, como também à intensificação da cooperação na área da investigação, da saúde e da cooperação académica.
Quero ainda realçar a muito boa cooperação com as autoridades portuguesas no que respeita à integração da comunidade romena residente em Portugal, a quarta mais numerosa, e que está hoje mais e melhor integrada do que nunca.
Os momentos de balanço obrigam a uma reflexão mas impõem-nos também a olhar para o futuro: acreditamos no reforço da nossa cooperação, inclusive no contexto no qual a Roménia assegurará a presidência rotativa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2019. A unidade e solidariedade são valores chave para os nossos países e têm que continuar a definir o projeto europeu.
Aproveitando o clima de pleno entendimento, permitam-me partilhar convosco o prazer de estar em Portugal, de sentir um povo tão acolhedor, tão amigo, num momento tão especial.
Parabéns, Roménia!
*Embaixadora da Roménia em Portugal