Cavaco: O grande desafio é jovens concluirem 12.º
Aníbal Cavaco Silva regressou hoje a Mesão Frio, concelho onde tinha estado como primeiro-ministro, para se associar à inauguração oficial do centro escolar e à homenagem ao professor e autarca António da Natividade.
O Chefe de Estado centrou todo o seu discurso à volta do tema da educação e recusou comentar, aos jornalistas, a atualidade política.
Porque considera que é difícil que um jovem possa triunfar neste mundo global sem o instrumento que é o 12.º ano de escolaridade, Cavaco Silva deixou um apelo à sociedade para que todos contribuam para que "não desistam".
"Hoje o desafio é a luta contra o abandono precoce da escola, o insucesso escolar, pela qualidade e excelência no ensino, pela dignificação e respeito dos professores e pela ligação dos pais e comunidade à escola", salientou.
Na sua opinião, "é a escola que ajuda a mudar os jovens".
O Presidente da República acrescentou que a educação é o que permite corrigir as "injustiças que ainda existem no desenvolvimento territorial do país".
"Eu posso dizer que sou um exemplo de tudo isso, na medida em que nasci numa aldeia e todos os dias percorria, de manhã, 25 quilómetros para chegar à minha e escola e voltava à noite com outros 25 quilómetros percorridos até à minha própria casa", contou.
O centro escolar de Mesão Frio, um edifício integrado nos socalcos do Douro vinhateiro, está a funcionar desde outubro, acolhe cerca de 300 crianças do pré-escolar e ensino básico e custou cerca de três milhões de euros.
Com 15 salas de aulas, tem ainda uma biblioteca, uma sala de informática, um pavilhão desportivo, refeitório e cozinha, gabinetes de apoio para professores e um gabinete para os encarregados de educação e para a associação de pais.
É, para Cavaco Silva, uma "excelente infraestrutura escolar", um investimento que o país fez neste concelho duriense e que é preciso, por isso, "tirar bom partido dele".
"Esta é a melhor escola que alguma vez uma geração teve aqui em Mesão Frio. Não têm desculpa, têm que ser bons alunos, diria mesmo que têm que ser excelentes alunos", sublinhou.
O Presidente da República classificou este como o "investimento mais reprodutivo que se pode fazer" em Portugal.
Cavaco Silva iniciou hoje uma visita de dois dias a Trás-os-Montes, seguindo no sábado para Mirandela, Alijó e Sabrosa.