Cavaco Silva lembra que tratado foi ratificado pelo Parlamento
"O tratado já foi ratificado pelo Parlamento, agora há uma coisa que falta, é a promulgação pelo Presidente da República. Quando eu saí de Belém ainda não estava lá o tratado ratificado pelo Parlamento. Vamos aguardar", afirmou Cavaco Silva aos jornalistas.
O Chefe de Estado falava à margem 9º encontro nacional de inovação, promovido pela COTEC (associação empresarial para a inovação), que decorreu na Culturgest, em Lisboa.
O líder parlamentar do BE, Luís Fazenda, considerou na terça-feira que seria de "elementar bom senso" que o Presidente da República suspendesse a ratificação do tratado orçamental, argumentando que as eleições francesas aconselham "prudência" nessa decisão.
Cavaco Silva foi ainda questionado sobre a reunião com o líder do PS, António José Seguro, na quinta-feira, e considerou "normal" que o "Presidente da República se reúna com os líderes dos partidos representados na Assembleia da República".
"Não iria nunca aqui antecipar aquilo que irei dizer ao líder da oposição", afirmou.
O secretário-geral do PS reúne-se na quinta-feira com o Presidente da República, uma audiência que se realiza a seu pedido e sobre a qual Seguro não quis adiantar os motivos.
"Pedi essa audiência ao Presidente da República que vai realizar-se amanhã [quinta-feira] e aquilo que tenho a dizer, direi ao Presidente da República", disse António José Seguro, questionado sobre a reunião com o chefe de Estado à margem de um encontro com o bispo do Porto.
Questionado sobre os motivos que o levaram a solicitar o encontro com Cavaco Silva, respondeu: "Não me vão arrancar nenhuma palavra".