Cavaco jantou a sós com Juan Carlos e Giorgio Napolitano

Os presidentes português, Cavaco Silva, e o seu homólogo italiano, Giorgio Napolitano, jantaram hoje com o Rei Juan Carlos, a sós, num restaurante de Madrid, num momento de "particular importância" para os três países, disseram à Lusa fontes na capital espanhola.
Publicado a
Atualizado a

Fontes em Madrid confirmaram à agência Lusa que o jantar decorreu num dos restaurantes mais conhecidos do centro da capital espanhola

O encontro decorreu depois de Cavaco Silva e Giorgio Napolitano, os chefes de Estado de Portugal e de Itália, receberem das mãos do Rei espanhol os Prémios Nueva Economia Fórum 2011 e 2012, no Teatro da Zarzuela, em Madrid.

Fontes ouvidas pela Lusa destacam o facto de o encontro ocorrer num momento em que os três países vivem uma situação complexa, com a pressão da crise económica.

Ocorre, igualmente, num momento de crescente diálogo entre os três países e entre os próprios chefes de Estado, que "são amigos", como explicaram à Lusa fontes diplomáticas.

Giorgio Napolitano está a poucos meses de terminar o seu mandato, pelo que este poderá ser um dos últimos encontros, a sós, dos três líderes, que sentem "apreço e amizade" profunda relativamente "aos países uns dos outros".

Os três líderes voltam a encontrar-se na quarta-feira, quando presidem, no Palácio del Pardo, em Madrid, à 8ª reunião da COTEC, iniciativa conjunta das presidências de Portugal, Espanha e Itália.

Segundo o programa da reunião da COTEC, o encontro arranca com um debate sobre inovação e pequenas e médias empresas, onde se prevê a intervenção de Daniel Calleja Crespo, da Comissão Europeia.

Participam ainda os diretores-gerais da COTEC Portugal, Daniel Bessa, da COTEC itália, Claudio Roveda e da COTEC Espanha, Juan Mulet.

O encontro incluirá intervenções dos presidentes da COTEC dos três países, João Bento, Gian Maria Gros-Pietro (em nome do presidente Luigi Nicolais) e Juan-Miguel Villar Mir.

Depois da intervenção do vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, intervirão os chefes de Estado dos três países.

O encontro termina com um almoço oferecido pelo rei Juan Carlos.

O encontro repete no essencial o modelo seguido na reunião da COTEC em Madrid, realizada em 2009, onde também estiveram presentes os chefes de Estado dos três países.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt