Cavaco convida novo Rei da Holanda a visitar Portugal

O Presidente da República desejou hoje "as maiores felicidades" a Guilherme-Alexandre pelo reinado que agora inicia e que representa "um significativo momento de renovação geracional", convidando o novo rei dos Países Baixos a visitar Portugal.
Publicado a
Atualizado a

"Na venturosa ocasião da investidura de vossa majestade como rei dos Países Baixos, quero desejar-lhe, em nome do povo português e no meu próprio, as maiores felicidades para o reinado que agora inicia. Partilho o sentimento de júbilo do povo dos Países Baixos e formulo sinceros votos de esperança neste significativo momento de renovação geracional, que, seguramente, marcará a história do seu país", lê-se numa mensagem do chefe de Estado português, divulgada no 'site' da Presidência da República.

Lembrando a importância que atribui ao fortalecimento dos laços históricos e de amizade que existem entre Portugal e os Países Baixos no quadro bilateral e da União Europeia, Cavaco Silva convida o novo rei a visitar Portugal.

"É com uma satisfação muito particular, que desde já tenho a honra de endereçar a vossa majestade um convite para efetuar uma visita de Estado a Portugal, em data a acordar através dos canais diplomáticos", refere o Presidente da República.

O príncipe herdeiro Guilherme-Alexandre subiu hoje, às 10:10 (09:10 em Lisboa), ao trono dos Países Baixos, depois de a mãe, a rainha Beatriz, ter assinado o documento da abdicação.

Guilherme-Alexandre, de 46 anos, torna-se o primeiro herdeiro masculino, desde 1890, a aceder ao trono holandês.

Guilherme-Alexandre é também o primeiro de uma nova geração de monarcas europeus, cuja média de idades é atualmente de 71 anos, a reinar depois da assinatura de um documento de abdicação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt