Catarina Furtado promove reflexão sobre Direitos Humanos

A associação presidida por Catarina Furtado atribuiu prémios a trabalhos que deram visibilidade a temáticas relacionadas com os Direitos Humanos
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A associação presidida por Catarina Furtado entregou esta quarta-feira ao final da tarde os prémios Comunicação na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O objetivo foi destacar profissionais de jornalismo e de publicidade que deram visibilidade a temáticas relacionadas com os Direitos Humanos. Às distinções seguiu-se um debate sobre "a construção de um mundo menos desigual, mais justo, saudável, sustentável e produtivo, onde ninguém é invisível, esquecido ou deixado para trás".

"Acredito que a partilha e a reflexão são verdadeiros bálsamos neste mundo tão frenético. Inspiram à ação, a estarmos mais atentos a quem nos rodeia", justificou Catarina Furtado. A também embaixadora da Boa Vontade da ONU, cargo que ocupa há 16 anos, referiu-se aos direitos humanos como um "protagonista" que é "tantas vezes esquecido" e "tantas vezes tratado como um tema menor". "Obrigada por ajudarem a debater este assunto. A sala esteve cheia, o que prova que é um tema importante que diz respeito a cada um de nós", frisou Catarina Furtado.

Os prémios Corações Capazes de Construir, no valor de 2500 euros, foram atribuídos, na categoria Campanha, à Agência FCB Lisboa e, na categoria Jornalismo, a Adriana Costa Santos (por Chegada à Paz do Blog Revista Visão Online) e a Mafalda Gameiro por A Lágrima que Deito, reportagem para RTP com imagem de António Antunes.

Também nestas duas categorias foram atribuídas menções honrosas a Ana Leal (por O Mister para TVI) e a Joana Gorjão Henriques (Racismo em Português para o jornal Público) e à produtora Kripton (por Bati no seu Carro para a associação Salvador).

O júri foi composto por Ana Paula Laborinho (presidente do Instituto Camões), Catarina Albuquerque (Procuradoria Geral da República), Joaquim Furtado (jornalista e presidente do júri), Luís Cabaço (vice-presidente da Comissão Nacional Direitos Humanos), Miguel Barros (presidente da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Marketing e Comunicação), Nádia Reis (diretora de Relações Públicas, Ativação de Marca e Responsabilidade Social da Sonae MC) e Ana Magalhães (direção Corações com Coroa).

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