Catarina Furtado à caça dos sabores de Portugal
"Alguém sabe o que é um sangue de vinagrete? O que são labaças? E rabaças? Pois... são coisas que eu também nunca tinha visto". É desta forma que o chefe Cordeiro fala de Cook Off, o programa de culinária que a RTP1 estreia no próximo dia 17 e que, ao longo das 13 semanas seguintes, vai ocupar a grelha do canal aos domingos à noite. A seu lado vão estar o chefe Kiko e Catarina Furtado.
Mais do que um formato sobre gastronomia, Cook Off - Duelo de Sabores apresenta-se como um espaço que vai, essencialmente, dar a "conhecer Portugal através dos seus misteriosos sabores", explicou o chefe Kiko, ontem à tarde, durante a apresentação do programa à imprensa. Para isso, os dois chefes e Catarina Furtado percorrem o país em busca de concorrentes com as receitas mais secretas. À apresentadora cabe a tarefa "mais fácil", diz a própria. "Sou aquela que recebe o carinho e que, depois, tenta a todo o custo separar o chefe Cordeiro e o chefe Kiko. Eles estão convictamente a defender a nossa gastronomia, mas também a defender as suas equipas até ao ponto em que passam a ser jurados", brincou.
[youtube:ZVBVAxJLA80]
Alentejo, Beiras, Lisboa e zona oeste, Trás-os-Montes e Alto Douro, Algarve, Açores, litoral Norte, Ribatejo, Minho e Madeira são as regiões que Cook Off vai percorrer. Em cada uma delas, José Cordeiro e Kiko Martins escolhem quatro cozinheiros de duas zonas diferentes. O resto resume-se a um duelo de sabores, que culmina com as semifinais e a final, numa região ainda a definir.