Casais homossexuais processam Governo do Japão no Dia dos Namorados

Reclamam o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os processos podem levar até cinco anos para serem decididos para conhecer uma conclusão.
Publicado a
Atualizado a

Treze casais homossexuais recorreram esta quinta-feira aos tribunais japoneses, no Dia dos Namorados, para processarem judicialmente o Governo do Japão, contestando a constitucionalidade da rejeição no país do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Seis casais, segurando cartazes nos quais se podia ler "Casamento para todo o Japão", entraram num tribunal de Tóquio para processar o Governo japonês, uma iniciativa que também se verificou nas cidades de Osaka, Nagoya e Sapporo. Um dos queixosos, Kenji Aiba, ao lado do parceiro, Ken Kozumi, disse aos jornalistas que "lutaria esta guerra em conjunto com as minorias sexuais em todo o Japão".

No processo, argumenta-se que a lei viola o direito constitucional à igualdade, num país em que se observa uma crescente aceitação pública da diversidade sexual e do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Os casais afirmaram querer que o Governo siga o exemplo de muitas outras nações de forma a garantir a liberdade conjugal.

Dez municípios japoneses chegaram a promulgar decretos de parceria para casais do mesmo sexo para facilitar, por exemplo, o arrendamento conjunto de apartamentos, mas estes não são juridicamente vinculativos.

Os advogados dos queixosos adiantaram que os casos podem levar até cinco anos, ou mais, para serem decididos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt