Casa de Versace vai a leilão por 25 milhões de dólares
A Casa Casuriana, como foi batizada, tornou-se num símbolo de luxo de Miami. "Versace queria fazer entretenimento de grande escala", disse uma agente imobiliária de propriedades de luxo, Jill Eber ao "El Mundo". O designer italiano comprou a casa datada de 1930 por 3 milhões de dólares, em ruínas, em 1992. Investiu nela qualquer coisa como 35 milhões de dólares. "Em todos os cantos sentes que Versace viveu aqui", completa a vendedora, que abriu recentemente as portas da casa à comunicação social
Versace dedicou-lhe tempo e atenção e viveu na 'villa' até ser morto com dois tiros na nuca por Andrew Cunanan, na escadaria da casa, em 1997.
O projeto tornou-se maior do a mera reabilitação de uma casa. Revitalizou Ocean Drive, a mais movimentada rua de Miami, e tornou-se símbolo da ilha ao lado dos renovados hotéis art deco.
As suas características impressionam. São 23 mil metros quadrados repartidos por três pisos e 10 quartos, 11 casas de banho e uma piscina no jardim com incrustações de ouro de 24 quilates.
A decoração da casa é reflexo do gosto do estilista italiano: dourados, rostos, barroco por todas as partes, misturando inspirações de Espanha, Grécia, Egito e Marrocos. O interior, com frescos no teto, estátuas e mármore no chão, contrasta com a simplicidade do exterior da casa. A fachada está pintada de amarelo pálido. O ponto mais alto da casa é um observatório com teto de vidro, uma abóboda que se abre sobre o oceano Atlântico. A piscina tem 100 milhões de mosaicos italianos e tem o mesmo desenho que um lenço da coleção South Beach desenhada pelo estilista.
O fotógrafo Bruce Weber fotografou a família na casa em 1993 para a revista "Vogue". Pelos corredores da Casa Casuriana passaram Madonna e a princesa Diana. Depois da reconstrução, era habitual Versace fazer grandes festas no local."Para ler Proust tenho a minha casa no Lago Como [Itália]. Aqui, em Miami Beach, não quero outro mosteiro. Quero um sítio para ler Truman Capote", disse o designer à revista "Time".
Um dos dez quartos, a Suite Parrot [papagaio] foi desenhor para a sobrinha de Versace, Allegra, fã destes pássaros. A suite preferida de Madonna era aquela que foi pensada para a irmã do estilista, Donatella, a sua sucessora na casa de moda. É a única que tem banheira.
A família do designer vendeu a casa, vazia, em 2000 ao empresário Peter Loftin, que também comprou alguma mobílias que a família tinha leiloado e que voltaram para a casa. Vai a leilão agora, após 13 anos de incumprimento de pagamentos, para evitar a sua penhora.
Quando foi posta à venda em junho do ano passado pediam 125 milhões de dólares. Não houve compradores. Baixou depois para os 75, igualmente sem êxito. No leilão de hoje, organizado pela Fisher Auction, o preço base de licitação são 25.
Figuras públicas norte-americanas e compradores internacionais oriundos da Rússia e América do Sul, principalmente, pediram mais informações sobre a casa. Quem quis participar teve de fazer um depósito de 3 milhões de dólares e oferecer garantias de pagamento de 40.