Carta recuperada do corpo de vítima do Titanic vendida por valor recorde
Uma carta escrita por um passageiro do Titanic na véspera do naufrágio do navio, durante a viagem inaugural, foi vendida em leilão por um valor recorde: cerca de 140 mil euros.
A missiva, manuscrita no estacionário do Titanic, era da autoria de Alexander Oskar Holverson, um empresário que viajava em primeira classe. Holverson escreveu à mãe no dia 13 de abril de 1912.
"Representa uma das últimas cartas conhecidas que sobreviveram ao naufrágio e a última carta que se sabe ter sido escrita a bordo por uma vítima", revelou o leiloeiro, Andrew Aldridge. "Como foi recuperada do corpo de Holverson, ele tinha obviamente esperança de enviá-la para a mãe a partir de Nova Iorque".
"Como ela a recebeu depois de o navio se afundar, esta pode muito bem ser a última carta escrita a bordo por uma vítima e entregue ao destinatário sem data de envio", acrescentou Aldridge.
Na carta, o empresário dá detalhes sobre o decorrer da viagem e fala sobre a comida a bordo, a música e os passageiros da primeira classe. "Este barco é gigante no tamanho e decorado como um hotel presidencial". E termina: "se tudo correr bem, chego a Nova Iorque na manhã de quarta-feira".
A mulher de Alexander Holverson sobreviveu ao naufrágio do Titanic. A carta foi encontrada num livro de bolso entre os pertences no corpo do empresário.