Carro do Ano 2021 - Pandemia não trava candidatos
Com testes e apresentações à imprensa marcados por novas regras e restrições devido à pandemia de covid-19, a 38.ª edição do Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal é um teste à resiliência do setor e à teimosia da organização e dos jurados.
Num momento em que o setor automóvel vive - tal como outras áreas da economia - dias de incerteza, diversas marcas responderam ao desafio e foi hoje divulgada uma completa lista de 35 modelos, 27 dos quais estarão a discutir o título de Carro do Ano.
Pelo segundo ano consecutivo e respondendo quer a uma clara tendência do segmento, quer ao investimento das marcas neste segmento do mercado, esta iniciativa conta com classes dedicadas a automóveis elétricos e híbridos.
Naquele que será um sinal dos tempos, certamente, há 16 modelos a lutar pelos títulos de Elétrico e Híbrido do Ano, com os restantes candidatos divididos pelas classes de Citadino, Desportivo / Lazer, Familiar e SUV Compacto.
O júri, composto por 20 jurados em representação dos principais órgãos de comunicação social - o Global Media Group está representado com jurados do Diário de Notícias, TSF e Motor 24 -, já iniciou a fase de testes dos modelos a concurso, onde vão anotar dados sobre estética, performance, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental.
Esta fase de testes, com a garantia de que serão cumpridas todas as regras de segurança sanitária definidas pela DGS, prolonga-se pelos próximos meses, sendo que a escolha dos finalistas e a votação final do Carro do Ano 2021 estão marcadas para meados de fevereiro e para o início de março.
O Carro do Ano / Volante de Cristal é o mais antigo prémio do género em Portugal e é uma iniciativa da SIC Notícias e do Expresso.
Para esta edição, a organização volta ainda a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que vão ser apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.
CLASSES DO CARRO DO ANO
Hyundai i10 1.0 T-Gdi N-line
Hyundai i20 1.2 Mpi 84cv Confort
Honda e Advance Toyota
Yaris Hybrid Premier Edition
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 V6 Bi-Turbo 510 Cv AT8 Q4
Cupra Formentor 2.0 TSI 310 Cv
Suzuki Swift Sport 1.4 Boosterjet Mild Hybrid 48V
Volkswagen Golf GTI
Citroën ë-C4 Shine
Fiat 500 Elétrico Cabrio 87kW 118 Cv la Prima
Kia e-Niro
Mazda MX-30 e-Skyactiv (35,5 kWh) 145 Cv First Edtion
Opel Corsa-e Elegance
Peugeot e-2008 GT
Volkswagen ID.3 Plus
Audi A3 30 TFSI S-Line
Citroën C4 1.2 Puretech 130 EAT8 Shine
Hyundai i30 SW 1.0 TGDI N-Line
Honda Jazz 1.5 HEV Executive
Škoda Octavia Break 2.0 TDI STYLE 150 cv DSG
Seat Leon 1.5 eTSI FR DSG 7v 150 Cv
Ford Kuga 2.0 MHEV Diesel ST-Line X
Ford Puma ST- LINE 1.0 Ecoboost 125 Cv
Hyundai Tucson 1.6 TGDI 48v MT Vanguard
Hyundai Kauai 1.0 TGDi Premium 2020
Škoda Kamiq 1.0 TSI STYLE 116 Cv DSG
Honda Crosstar 1.5 HEV Executive
Jeep Renegade Limited 1.3 Plug In Hybrid 190 Cv
Kia Xceed PHEV 1.6 Gdi 6DCT PHEV First Edition
Hyundai Tucson HEV Vanguard
Opel Grandland X Hybrid Ultimate
Renault Captur E-TECH PHEV
Seat Leon 1.4 PHEV 204 Cv DSG
Toyota Yaris Hybrid Premier Edition
Volkswagen Golf GTE