Com testes e apresentações à imprensa marcados por novas regras e restrições devido à pandemia de covid-19, a 38.ª edição do Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal é um teste à resiliência do setor e à teimosia da organização e dos jurados..Num momento em que o setor automóvel vive - tal como outras áreas da economia - dias de incerteza, diversas marcas responderam ao desafio e foi hoje divulgada uma completa lista de 35 modelos, 27 dos quais estarão a discutir o título de Carro do Ano..Pelo segundo ano consecutivo e respondendo quer a uma clara tendência do segmento, quer ao investimento das marcas neste segmento do mercado, esta iniciativa conta com classes dedicadas a automóveis elétricos e híbridos..Naquele que será um sinal dos tempos, certamente, há 16 modelos a lutar pelos títulos de Elétrico e Híbrido do Ano, com os restantes candidatos divididos pelas classes de Citadino, Desportivo / Lazer, Familiar e SUV Compacto..O júri, composto por 20 jurados em representação dos principais órgãos de comunicação social - o Global Media Group está representado com jurados do Diário de Notícias, TSF e Motor 24 -, já iniciou a fase de testes dos modelos a concurso, onde vão anotar dados sobre estética, performance, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental..Esta fase de testes, com a garantia de que serão cumpridas todas as regras de segurança sanitária definidas pela DGS, prolonga-se pelos próximos meses, sendo que a escolha dos finalistas e a votação final do Carro do Ano 2021 estão marcadas para meados de fevereiro e para o início de março..O Carro do Ano / Volante de Cristal é o mais antigo prémio do género em Portugal e é uma iniciativa da SIC Notícias e do Expresso..Para esta edição, a organização volta ainda a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que vão ser apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final..CLASSES DO CARRO DO ANO .Hyundai i10 1.0 T-Gdi N-line Hyundai i20 1.2 Mpi 84cv Confort Honda e Advance Toyota Yaris Hybrid Premier Edition.Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 V6 Bi-Turbo 510 Cv AT8 Q4 Cupra Formentor 2.0 TSI 310 Cv Suzuki Swift Sport 1.4 Boosterjet Mild Hybrid 48V Volkswagen Golf GTI.Citroën ë-C4 Shine Fiat 500 Elétrico Cabrio 87kW 118 Cv la Prima Kia e-Niro Mazda MX-30 e-Skyactiv (35,5 kWh) 145 Cv First Edtion Opel Corsa-e Elegance Peugeot e-2008 GT Volkswagen ID.3 Plus.Audi A3 30 TFSI S-Line Citroën C4 1.2 Puretech 130 EAT8 Shine Hyundai i30 SW 1.0 TGDI N-Line Honda Jazz 1.5 HEV Executive Škoda Octavia Break 2.0 TDI STYLE 150 cv DSG Seat Leon 1.5 eTSI FR DSG 7v 150 Cv.Ford Kuga 2.0 MHEV Diesel ST-Line X Ford Puma ST- LINE 1.0 Ecoboost 125 Cv Hyundai Tucson 1.6 TGDI 48v MT Vanguard Hyundai Kauai 1.0 TGDi Premium 2020 Škoda Kamiq 1.0 TSI STYLE 116 Cv DSG.Honda Crosstar 1.5 HEV Executive Jeep Renegade Limited 1.3 Plug In Hybrid 190 Cv Kia Xceed PHEV 1.6 Gdi 6DCT PHEV First Edition Hyundai Tucson HEV Vanguard Opel Grandland X Hybrid Ultimate Renault Captur E-TECH PHEV Seat Leon 1.4 PHEV 204 Cv DSG Toyota Yaris Hybrid Premier Edition Volkswagen Golf GTE