Hyundai Santa Fé 2.2 CRDi 4x2 Premium - 200 CV - 59.950 euros.A Hyundai reforça a presença no mercado SUV com a quarta geração Santa Fé. Na Europa, nos últimos 17 anos, foram vendidos mais de 400.000 destes SUV. O design exterior é caracterizado por uma postura ampla e robusta e um visual atlético e arrojado..A segurança passiva sai melhorada através de uma maior robustez da carroçaria, para proteger os passageiros em caso de colisão. Graças à utilização de estampagem a quente numa área alargada, juntamente com diâmetros de soldadura maiores, o peso geral do veículo é reduzido ao mesmo tempo que proporciona uma maior resistência à colisão..O motor CRDI de 2.2 l com tração integral e caixa automática de oito relações tem 197 cv e 436 Nm de binário. De acordo com a informação avançada pela marca, o consumo combinado de combustível é de 6.3 l/100km e as emissões de CO2 combinadas em conversão NEDC: 150 - 165 g/km. As versões mais equipadas estão disponíveis com caixa manual e tração dianteira ou integral bem como caixa automática e tração dianteira. A Hyundai vai lançar em breve duas motorizações alternativas para o Santa Fé: hybrid e plug-in hybrid..A nova geração integra um sistema de tração integral com aplicação de binário melhorada em função da aderência dos pneus e da velocidade do veículo denominado HTRAC. A tecnologia de tração integral controla, de forma variável, a distribuição do binário e a potência de travagem das rodas dianteiras e traseiras. Esta tecnologia assiste o condutor nas diferentes situações de condução, quer seja em condições de neve, em piso escorregadio ou em condições normais de estrada, para além de melhorar a estabilidade nas curvas..A quarta geração Santa Fé oferece tecnologias de segurança ativa e assistência à condução SmartSense. O sistema de Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros monitoriza os bancos traseiros para detetar a presença de passageiros e alerta o condutor quando este sai do veículo..O sistema de Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Travagem Autónoma é também uma estreia na Hyundai. Quando o condutor faz marcha atrás em zonas com pouca visibilidade, o sistema, para além de avisar o condutor da aproximação de veículos na retaguarda, trava automaticamente. O Safety Exit Assist previne acidentes quando os veículos se aproximam pela traseira, trancando as portas, temporariamente, antes da sua abertura, para que os passageiros possam sair em segurança..Na segunda fila, o espaço para as pernas aumentou 38 mm e o banco é 18 mm mais alto. O novo acesso à terceira fila com um só toque facilita o acesso dos ocupantes aos bancos da 3ª fila. O espaço em altura na terceira fila aumentou 22 mm. A bagageira tem agora capacidade para 625 litros (aumento de 40 litros)..Volkswagen Touareg 3.0 TDI 231 CV Elegance Plus - 99.701 euros.O porta-estandarte da Volkswagen ocupa uma posição de destaque no segmento SUV da classe premium, com o seu design expressivo, os seus sistemas de assistência, conforto e segurança..Os maiores mercados para a nova geração do Touareg são a China, a Europa e a Rússia. As vendas mundiais das duas gerações anteriores somam quase um milhão de unidades..A terceira geração do Touareg é mais larga e mais comprida. As novas dimensões refletem-se nas proporções do veículo e nas cotas do espaço interior. O comprimento é de 4,878 metros, a largura de 1,984 metros, a altura de 1,717 metros e a distância entre eixos de 2,904 metros..A Volkswagen apresenta no Touareg, pela primeira vez, o totalmente digitalizado Innovision Cockpit. Aqui, os instrumentos digitais (Digital Cockpit com ecrã de 12 polegadas) e o sistema de infotainment Discovery Premium (com ecrã de 15 polegadas) fundem-se para formar uma unidade digital de funcionamento, informação, comunicação e entretenimento. O Innovision Cockpit custa 2.395 euros..O Touareg é lançado com a maior gama de sistemas de assistência e conforto oferecidos num modelo da Volkswagen. Incluem tecnologias como o sistema de assistência Night Vision (deteta pessoas e animais em zonas escuras, através de uma câmara com imagem térmica), Roadwork Lane Assist (direção semi-automatizada e permanência na faixa de rodagem, aceleração e travagem até 60 km/h), Front Cross Traffic Assist (reage ao tráfego que circula de frente para o Touareg), direção ativa às quatro rodas, novas barras estabilizadoras controladas electromecanicamente, IQ Light - LED matrix headlights (controlo interativo dos faróis baseado numa câmara e nas luzes dos "máximos") e um Head-up Display projetado no para-brisas..A capacidade de bagagem aumentou dos 697 para os 810 litros (com banco traseiro em posição normal). A carga fica oculta por uma chapeleira elétrica opcional. Apesar do comprimento e largura terem aumentado, a carroçaria é 106 kg mais leve, devido à construção mista em alumínio (48%) e aços de elevada tecnologia (52%)..Em Portugal, a Volkswagen disponibiliza, durante a fase inicial, dois motores Diesel V6 3.0 TDI de 231 cv e 286 cv, contando o Touareg com a tração permanente 4MOTION acoplada a uma caixa automática de 8 velocidades. A versão mais potente possui um binário máximo de 600 Nm entre as 2250 e as 3250 rpm, a aceleração 0-100 km/h é de 6,1 s e a velocidade máxima de 235 km/h. O consumo médio ponderado divulgado oficialmente pela VW é de 6,6 litros/100 km e as emissões de CO2 de 173 g/km.