Carro autónomo da Google provoca primeiro acidente

O carro mudou de faixa e ficou no caminho de um autocarro, no qual embateu
Publicado a
Atualizado a

Um carro autónomo da empresa tecnológica Google provocou o seu primeiro acidente numa estrada californiana no mês passado. O relatório do acidente, divulgado esta segunda-feira, mostra que a culpa é, pelo menos em parte, da Google.

O relatório do acidente foi tornado público e entretanto divulgado pela revista Wired. O carro autónomo, um Lexus, conduzia sozinho em Mountain View, na Califórnia, quando se deslocou para a faixa mais encostada à direita para virar para a direita numa curva. Detetou que a estrada estava bloqueada por sacos de areia encostados à berma, e parou. Para contornar os sacos, esperou que passassem alguns carros na faixa à sua esquerda, mas decidiu avançar no momento em que um autocarro se aproximava, chocando com o seu lado.

[artigo:5022811]

"O condutor-teste do veículo autónomo Google viu o autocarro a aproximar-se no espelho do lado esquerdo, mas presumiu que o autocarro iria parar ou abrandar para deixar passar o veículo autónomo. Cerca de três segundos depois, o veículo chocou com o lado do autocarro", lê-se no relatório.

O carro deslocava-se a cerca de três quilómetros por hora, e o autocarro a menos de 25 quilómetros por hora, não havendo ferimentos registados em consequência do acidente. O Lexus, no entanto, ficou danificado.

No relatório mensal da Google, a tecnológica admite culpa no acidente. "Neste caso, alguma responsabilidade é claramente nossa, porque se o nosso carro não se tivesse mexido, não tinha havido uma colisão", lê-se. É a primeira vez que um carro autónomo da Google está envolvido num acidente que tenha causado - antes disto, os carros tinham sofrido algumas colisões, mas às mãos de condutores humanos na estrada que, por exemplo, chocavam com os carros autónomos em semáforos.

[artigo:4562828]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt