Carrinhos de rolamentos pela encosta abaixo em Lisboa e Gaia
As divertidas corridas de carrinhos de rolamentos smart Loves estão prestes a voltar às já tradicionais pistas urbanas: o Parque Eduardo VII, em Lisboa, e, em Vila Nova de Gaia, a Rua de Rei Ramiro, numa descida vertiginosa das Caves Graham"s até ao Cais de Gaia. Pela segunda vez consecutiva, o desafio estende-se a todas as idades, a partir dos 12 anos, e promete diversão e muita adrenalina.
Coorganizado pela smart, os jornais O Jogo , DN e JN , e pelas respetivas câmaras municipais, o objetivo é provar às gerações mais jovens que há soluções de entretenimento e convívio que não passam necessariamente pela TV e pelos jogos de computador, mas pela atividade física e pelo aproveitamento do que as cidades têm para oferecer.
Para a marca alemã, a ideia surgiu porque a smart quis demonstrar a mais-valia da utilização nos meios urbanos - por definição locais com muitos carros, ruas estreitas e estacionamento escasso e apertado - de um veículo compacto e divertido, especialmente concebido para a cidade. Daí a aposta no ressuscitar de uma brincadeira que fez as delícias dos nossos pais e avós e que aliava a intrincada rede de becos, travessas e ruas dos bairros urbanos de antigamente aos carrinhos ultracompactos.
Tal como naqueles tempos idos, também os dias 30 de abril e 28 de maio começarão pela construção e decoração dos carrinhos de rolamentos. Depois é o teste à perícia de cada um ao volante. E se na pista de Gaia, que vai das Caves Graham"s ao cais, o circuito oferece curvas naturais, no caso de Lisboa, a lateral do Parque Eduardo VII, sempre a direito, obriga à construção de chicanas, lombas e curvas em relevé para aumentar o desafio.
Em Gaia, a par dos carrinhos de rolamentos, haverá lugar às chamadas corridas freestyle, em que os pilotos poderão inscrever carrinhos criados por si, por mais espalhafatosos que sejam, para pôr à prova a sua genialidade de construtores. Já em Lisboa, a preservação da calçada portuguesa obriga a adaptações: os verdadeiros carrinhos de rolamentos terão rodas adaptadas (de borracha) e, em princípio, não haverá lugar à corrida freestyle. Qualquer alteração a esta decisão será devidamente anunciada no site oficial da iniciativa.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online ou, em último caso, na smart Village, no próprio dia da corrida, mas só se a lotação de inscritos não estiver esgotada (ver infografia). Por isso, é bom que os amantes das velocidades artesanais se apressem para garantir a sua participação, porque tanto a corrida de carrinhos de rolamentos de Lisboa como a do Porto só admitem 120 corredores.
Carrinhos personalizados
Na véspera dos dias de cada prova, já a smart Village estará disponível para receber os destemidos pilotos, que assim poderão montar e decorar com antecedência os seus carrinhos. Mas estes terão de permanecer no recinto durante a noite, podendo ser levantados a partir das oito da manhã do dia seguinte para os primeiros treinos do dia.
As provas serão disputadas por mangas classificativas, apurando--se para a etapa seguinte o mais rápido em cada descida. As partidas são individuais e ocorrerão a cada 30 segundos, sendo cronometradas pela TAG Heuer, uma marca que já está habituada a estas andanças das corridas de bólides (ler texto na página seguinte). A disputa repetir--se-á até serem apurados os três melhores concorrentes no evento.
Todos os participantes receberão um troféu, mas é para os três pilotos vencedores da corrida smart que estão reservados os prémios mais apetecidos. Cada um deles será premiado com uma estada de dois dias num Hotel Vila Galé Portugal Continente com direito a pequeno-almoço e o primeiro classificado receberá ainda um relógio TAG Heuer.
A cada participante na corrida smart a marca oferece o smart ForOne, um carrinho de rolamentos único fornecido sob a forma de um kit pronto a ser montado. Na smart Village haverá uma oficina e "técnicos" de apoio à construção dos carrinhos. Outros pormenores, basta consultar a infografia ao lado e visitar o site oficial, em www.smartloves.pt.