Carregador de telemóveis universal apresentado em Bruxelas
O vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, recebeu o futuro carregador das mãos da directora-geral da Digital Europa, Bridget Cosgrave, que destacou a "excelente colaboração" entre todas as partes envolvidas no desenvolvimento deste equipamento.
"São boas notícias para os consumidores europeus", considerou Tajani, acrescentando que espera agora que o novo carregador e os telemóveis compatíveis cheguem às lojas". Para a Comissão Europeia, o carregador universal constitui "prova tangível de como a normalização pode facilitar a vida dos europeus".
A publicação de normas europeias em Dezembro de 2010 possibilitaram que os fabricantes de telemóveis podem agora avançar com o desenho pretendido e testar as alterações aos carregadores, de modo a garantir a segurança e a interoperabilidade dos telefones compatíveis.
Telemóveis compatíveis de diferentes marcas podem assim funcionar a partir de agora com o mesmo carregador universal, o que representa uma grande vantagem para os utilizadores. Os fabricantes concordaram em introduzir os novos carregadores comuns no mercado europeu no decurso de 2011. A solução comum encontrada assenta na tecnologia Micro-USB para conectores. Para os telemóveis que não dispõem de uma interface Micro-USB, o memorando de entendimento prevê um adaptador.