Cargueiro encalhado pode causar novo derrame de petróleo

O navio Rena, encalhado há três meses num recife na Nova Zelândia, partiu-se em dois em consequência de uma tempestade, reavivando os receios de novo derrame petrolífero, indicaram hoje as autoridades marítimas.
Publicado a
Atualizado a

O navio foi atingido por ondas de seis metros de altura, partindo-se em dois. As duas partes do petroleiro estão agora localizadas a 20 ou 30 metros de distância entre si, indicou o porta-voz dos serviços marítimos neo-zelandês, Ross Henderson, citado pela AFP.

O Rena, com bandeira da Libéria e capacidade de transporte de 47 mil toneladas, encalhou no dia 05 de outubro no recife Astrolabe, a cerca de 22 quilómetros ao largo da cidade de Tauranga, na ilha do norte da Nova Zelândia.

A embarcação transportava 1.700 toneladas de combustível, tendo sido bombeadas mais de mil toneladas de petróleo desde o acidente.

Aproximadamente 350 toneladas de petróleo foram derramadas no mar, poluindo as praias vizinhas e matando pelo menos 1.300 aves.

As autoridades imputaram a responsabilidade do acidente ao capitão e segundo oficial do Rena por uma manobra brusca para encurtar a rota.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt