Capoulas promete "continuar a pressionar" Bruxelas
Capoulas Santos garantiu esta segunda-feira, no Luxemburgo, que vai "continuar a pressionar" e a "insistir" com a Comissão Europeia em busca de apoios europeus para os setores do leite e suinicultura e numa rápida implementação das medidas, já acordadas em março.
Em declarações a jornalistas à margem de uma reunião de ministros da Agricultura da União Europeia que tem como ponto da ordem de trabalhos uma avaliação sobre a situação de mercado, em particular nos setores do leite e suinicultura, Luís Capoulas Santos indicou que, na sua intervenção inicial, o comissário europeu reconheceu "a situação está praticamente inalterada" e que "se mantém atual a necessidade de adotar medidas no plano europeu".
Já o ministro português relembrou que tem "vindo a insistir para que as medidas decididas em março sejam rapidamente regulamentadas pela Comissão, porque senão não só não se tomam medidas, como, ainda por cima, os Estados-membros ficam impedidos de as tomar".
"Vou continuar a pressionar a Comissão no sentido de que se deve antecipar para antes de junho a adoção de medidas europeias para equilibrar o mercado", assegurou Capoulas, admitindo, no entanto, não ter "grandes expectativas" na antecipação destas medidas.
Capoulas Santos promete, no entanto, "insistir" e pressionar a Comissão para, pelo menos menos, permitir a imediata implementação das decisões de 14 de março, que basicamente autoriza os Estados-membros a apoiar os agricultores com os seus próprios meios, algo que, assinalou, Portugal é dos poucos países que está a fazer.