Capital da cultura recebeu 2 milhões de visitantes
Estes números foram divulgados pelos responsáveis da Fundação Cidade de Guimarães, em conferência de imprensa convocada para dar conta do balanço preliminar dos impactos da CEC na vida e na economia da cidade e do concelho. Daqueles mais de 2 milhões de visitantes - quatro vezes mais do que o melhor resultado de sempre de Guimarães - cerca de 60 por cento atribuíram à CEC a razão da sua visita.
Os estrangeiros totalizaram 58,1 por cento, o que se traduziu um crescimento de 297 por cento comparado com 2011. Os estrangeiros dormiram, em média, cinco noites em Guimarães e os visitantes nacionais três, tendo mais de 90 por cento gasto cerca de 50 euros por dia. Noventa por cento eram "turistas culturais".
A taxa de ocupação hoteleira foi de 65 por cento, mais 27 por cento do que em 2011. O impacto da CEC notou-se também no comércio, que registou um aumento superior a 50 por cento no volume de vendas, enquanto a nível nacional se verificou uma quebra de 7 por cento. "Guimarães 2012 contribuiu para a melhoria de todos os indicadores de avaliação turística", referiu o presidente da Fundação, João Serra. A CEC "mereceu" 17.200 notícias, das quais 1.1158 na imprensa online internacional, e teve direito a 85 horas de televisão. Foram recebidos em Guimarães 500 meios de comunicação internacionais. "O espaço não pago na imprensa custaria, se fosse a pagar, 40 milhões de euros. Quase se pode dizer que a CEC está paga só pelo impacto mediático que teve", afirmou Carlos Martins, diretor executivo da Guimarães 2012. Seiscentos anúncios de imprensa, 8.500 mupies, 16 mil cartazes, 850 mil flyers e 180 mil folhas de sala são outros números da CEC. Tudo somado, a informação sobre a Guimarães 2012 chegou a 1.675 milhões de pessoas.