Capital da cultura recebeu 2 milhões de visitantes

Guimarães conheceu em 2012 um aumento de 106,5 por cento de visitantes em relação ao ano anterior. Paralelamente registou um aumento superior a 50 por cento nas vendas.
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Estes números foram divulgados pelos responsáveis da Fundação Cidade de Guimarães, em conferência de imprensa convocada para dar conta do balanço preliminar dos impactos da CEC na vida e na economia da cidade e do concelho. Daqueles mais de 2 milhões de visitantes - quatro vezes mais do que o melhor resultado de sempre de Guimarães - cerca de 60 por cento atribuíram à CEC a razão da sua visita.

Os estrangeiros totalizaram 58,1 por cento, o que se traduziu um crescimento de 297 por cento comparado com 2011. Os estrangeiros dormiram, em média, cinco noites em Guimarães e os visitantes nacionais três, tendo mais de 90 por cento gasto cerca de 50 euros por dia. Noventa por cento eram "turistas culturais".

A taxa de ocupação hoteleira foi de 65 por cento, mais 27 por cento do que em 2011. O impacto da CEC notou-se também no comércio, que registou um aumento superior a 50 por cento no volume de vendas, enquanto a nível nacional se verificou uma quebra de 7 por cento. "Guimarães 2012 contribuiu para a melhoria de todos os indicadores de avaliação turística", referiu o presidente da Fundação, João Serra. A CEC "mereceu" 17.200 notícias, das quais 1.1158 na imprensa online internacional, e teve direito a 85 horas de televisão. Foram recebidos em Guimarães 500 meios de comunicação internacionais. "O espaço não pago na imprensa custaria, se fosse a pagar, 40 milhões de euros. Quase se pode dizer que a CEC está paga só pelo impacto mediático que teve", afirmou Carlos Martins, diretor executivo da Guimarães 2012. Seiscentos anúncios de imprensa, 8.500 mupies, 16 mil cartazes, 850 mil flyers e 180 mil folhas de sala são outros números da CEC. Tudo somado, a informação sobre a Guimarães 2012 chegou a 1.675 milhões de pessoas.

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