Caos no Túnel da Mancha. Centenas de migrantes tentam aproveitar para passar
O caos reina esta tarde nas estradas à entrada do Túnel do Canal da Mancha, do lado continental, após centenas de migrantes terem aproveitado um protesto de trabalhadores portuários franceses para abordar vários camiões, tentando desta forma entrar no Reino Unido. A administração do Eurotunnel - a empresa ferroviária que explora a ligação subterrânea - acabou por fechar a circulação no túnel após um terminal rodoviário ter sido incendiado.
A origem do incêndio não é clara, sendo atribuída apenas a "protestos" de camionistas.
Veja a reportagem da BBC:
[youtube:oaDsbcwsTL8]
Hoje, trabalhadores franceses da empresa MyFerryLink, empresa de transportes de pasageiros e mercadorias no canal da Mancha sediada em Calais, bloquearam o porto desta cidade francesa - porta de ligação por excelência do continente para as ilhas britanicas - num protesto contra despedimentos.
Este protesto gerou enormes engarrafamentos na zona portuária e de entrada para os terminais de ligação aos comboios do Túnel da Mancha, deixando centenas de camiões parados. Muitos dos cerca de três mil migrantes que vivem atualmente na região aproveitaram o incidente para embarcar em alguns desses veículos pesados, numa tentativa de chegarem ao Reino Unido.
Veja o vídeo:
[youtube:P3pwKjmSfgQ]
As autoridades francesas chegaram mesmo a pedir aos camionistas para garantirem que as suas portas estão permanentemente trancadas e evitarem parar a menos de 100 quilómetros do porto.
(Atualizada às 18:12 - esclarece o que é a empresa MyFerryLink)