Cândido Barbosa conquistou Taça de Portugal em ciclismo
Apesar de correr em casa, Edgar Pinto (Liberty Seguros) não conseguiu segurar a liderança da competição, perdendo por três pontos (92 contra 95) para o ciclista de Rebordosa, ao ser apenas quarto na última corrida.
A Taça de Portugal teve emoção até ao final e só se revolveu no "sprint" final. Após 158,9 quilómetros, Manuel Cardoso impôs-se, à frente de Cândido Barbosa, Nuno Marta (CC Loulé-Louletano-Aquashow) e Edgar Pinto.
A Volta a Albergaria foi muito táctica, sendo que, e apesar da liderança de Edgar Pires, a Liberty Seguros jogou ao ataque, colocando permanentemente homens em fuga.
Mas, partindo em desvantagem, o Palmeiras Resort-Prio-Tavira trabalhou sempre para Cândido Barbosa poder resolver ao "sprint", anulando todas as fugas.
Na recta da meta, Manuel Cardoso levou na "roda" Edgar Pinto, mas este foi ultrapassado por Cândido Barbosa, que perdera o seu lançador (Samuel Caldeira).
Enquanto a Liberty Seguros ficou com o prémio de consolação, com o triunfo em Albergaria, o ciclista da Rebordosa conquistou a Taça de Portugal, ganha colectivamente pela Madeinox-Boavista.
"O objectivo passava por vencer a corrida e a Taça de Portugal. Infelizmente, a um quilómetro do final, o meu lançador foi tocado - involuntariamente - por um adversário, o que me provocou um susto e impediu de estar mais na frente na hora de discutir o sprint", disse Cândido Barbosa.
O ciclista do Palmeiras Resort-Prio-Tavira falhou o triunfo na prova, mas venceu a Taça de Portugal: "Desde que comecei a lutar pela Taça, a equipa foi incansável e este triunfo é do colectivo, que soube superar as dificuldades".
- Classificações:
Volta a Albergaria
1. Manuel Cardoso (Liberty Segutos), 3:51.26 horas. 2. Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), m.t. 3. Nuno Marta (CC Loulé-Louletano Aquashow), m.t. 4. Edgar Pinto (liberty Seguros), m.t. 5. Pedro Soeiro (CC Loulé-Louletano Aquashow), m.t. 6. Nelson Rocha (Madeinox-Boavista), m.t. 7. César Fonte (Cartaxo Capital do Vinho), m.t. 8. Celestino Pinho (Fercasa-Paredes Rota dos Móveis), m.t. 9. Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper), m.t.10. Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), m.t.
Geral da Taça de Portugal
Individual
1. Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 95 pontos. 2. Edgar Pinto (liberty Seguros), 92. 3. Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), 58. 4. Luís Pinheiro (Madeinox-Boavista), 37. 5. Manuel Cardoso (Liberty Segutos), 25.
Colectiva
1. Madeinox-Boavista, 117 pontos. 2. Liberty Seguros, 115.