Canal que fica na RTP vai ter publicidade, diz Guilherme Costa
Guilherme Costa, que falava na conferência de imprensa de apresentação do plano de sustentabilidade económica e financeira da RTP, em Lisboa, adiantou que o canal generalista que não for alienado beneficiará de "receitas comerciais num montante inferior ao que beneficia agora".
Esta redução das receitas publicitárias, explicou o presidente, deve-se ao aumento da concorrência, na sequência da entrada de um novo concorrente no mercado com alienção de um dos canais da RTP. Questionado se o canal que se mantiver na RTP vai ter publicidade, Guilherme Costa foi perenptório: "É o que consta do plano que foi aprovado", adiantando que as regras não foram alteradas. Assim, o canal público terá os mesmos 6 minutos de publicidade por hora que tem actualmente a RTP1.
Guilherme Costa explicou que este canal não será "residual", terá obrigações de conteúdos de serviço público, no âmbito do novo contrato de serviço público, e não terá entraves a outro tipo de conteúdos a não ser por questões do ponto de vista ético. "O esforço que é pedido à empresa para reduzir os custos do Estado teriam muito pouco significado se a RTP tivesse de abdicar não só de qualquer coisa como 80 milhões de euros de fundos correntes e ao mesmo tempo tivesse de abdicar da grande maioria das suas receitas publicitárias. Isso seria absolutamente insustentável, não permitiria calibrar a defesa da marca RTP e da relevância do serviço público", afirmou Guilherme Costa.